Evanescence, uma banda cristã?

Escrito por Neymarques Bezerra



EVANESCENCE É UMA BANDA GOSPEL???

Quando eu não seguia a Jesus Cristo, quando eu não era cristão eu gostava muito de rock e a banda que mais me deixava em delírios era Evanescence cuja cantora é a ex-evangélica Amy Lee. Ela estava em um acampamento para jovens, certamente cristão, onde conheceu Ben Moody; ele estava assistindo uma partida de basquete quando ficou fascinado com a jovem de 13 anos tocando piano, ele se aproximou e conversou com ela, fizeram amizades e daí então tiveram a idéia de formar uma banda, e então surgiu a banda Evanescence.

O nome da banda Evanescence significa "algo que some em forma de vapor". As musicas dessa banda são bem deprimentes e melancolicas. As musicas falam de traumas que ela teve, perdeu sua irmã de 3 anos; falam de amor, até o album Fallen aborda um relacionamento entre Amy e Moody, um compondo pro outro. Mas o que mais me chama atenção nas composições da grande cantoroa, estilista e compositora são as letras de algumas musicas dela que trazem uma certa alusão de sua vida espiritual; tais como Bring me to life e Tourniquet que falam em salvação e clamor a atenção de Deus para sua vida. Muitas lojas de CD evangélicas já tiveram o album Falem (2003) em suas pratileiras como se fosse uma banda gospel; mas depois do lançamento do DVD Anywhere But Home (2004), onde no seu making off ela fala bastante palavrões e dar um mal exemplo, de menina má, quebrando o hotel onde ficava hospedada na França, juntamente com os integrantes de sua banda fazendo papel de verdadeiros vândalos. Teve até um pai de um garoto, na California, que processou uma loja de CD por está colocando ao alcance das crianças um DVD tão vulgar, e ao comprar para seu filho, pensando que era uma banda evangélica, decepcionou-se com a banda.

A banda nunca foi golspel ou evangélica! A realidade é que Amy Lee foi evangélica, veio de uma família cristã e até seu pai é pastor de uma igreja evangélica; porém ela deixa bem claro nas suas entrevistas recheadas de palavrões, que sua banda nunca foi gospel.

Mas a música Tourniquet que significa "Protetor" chama atenção pelo fato real de como está sua vida espiritual, sua alma agora. Na musica ela clama por salvação; confessa que está distante de Deus; pergunta se está perdida demais para ser salva; diz que chora, ora e sangra, por que está morrendo; diz que sua alma chora para ser liberta; e no final ela clama a Cristo, o protetor, em fim o suicídio.



TOURNIQUET / PROTETOR

I tried to kill the pain but only brought moreEu tentei matar a dor mas só me trouxe mais
I lay dying and I'm pouring crimson regret and betrayalEu caio morrendo e eu estou derramando remorso sanguinário e traição
I'm dying, praying, bleeding and screamingEu estou morrendo, orando, sangrando e gritando
Am I too lost to be saved? Am I too lost?Estou muito perdida para ser salva? Estou perdida demais?

My God my tourniquetMeu Deus, meu protetor
Return to me salvationRetorne para a minha salvação
My God my tourniquetMeu Deus, meu protetor
Return to me salvationRetorne para a minha salvação

Do you remember me? Lost for so long...Você se lembra de mim? Perdido a tanto tempo...
Will you be on the other side or will you forget meVocê vai ficar do outro lado ou você vai me esquecer
I'm dying, praying, bleeding and screamingEu estou morrendo, orando, sangrando e gritando
Am I too lost to be saved? Am I too lost?Estou perdida demais pra ser salvar? Estou perdida demais?

My God my tourniquetMeu Deus, meu protetor
Return to me salvationRetorne para a minha salvação
My God my tourniquetMeu Deus, meu protetor
Return to me salvationRetorne para a minha salvação

(I want to die)(Eu quero morrer)

My God my tourniquetMeu Deus, meu protetor
Return to me salvationRetorne para a minha salvação
My God my tourniquetMeu Deus, meu protetor
Return to me salvationRetorne para a minha salvação

My wounds cry for the graveMinhas feridas chora por túmulo
My soul cries for deliveranceMinha alma chora para a liberdade
Will I be denied?Eu vou ser negada?
Christ! Tourniquet! My suicideCristo! Protetor! Meu suicídio


Outra musica de Amy Lee que podemos ver o seu conhecimento do estado de sua vida espiritual é a famosa musica que fez muito sucesso no ano do seu lançamento (2003) e foi muito tempo o melhor hit das paradas de sucessos em todo o mundo, é Bring me to life. Nessa musica ela fala do grande poder de Deus de sondar o nosso íntimo; diz que sua alma dorme em lugar frio e espera que Jesus o leve de volta para casa; pede despertamento por dentro e clamando por salvação de sua alma da escuridão ( trevas ); reconhece que Jesus faz muita falta na vida dela; confessa que só Deus é quem dar o fôlego de vida e que torna a vida; confessa que só Jesus é a vida entre os mortos ( pois reconhece a ressurreição de Jesus ) ; sabe que sempre Jesus está por perto e clama pela vida espiritual, pois está morta espiritualmente.

BRING ME TO LIFE / TRAGA-ME PARA A VIDA
How can you see into my eyes like open doorsComo você pode ver dentro dos meus olhos como portas abertas
Leading you down into my coreDirecionando você até meu interior
Where I've become so numb without a soulOnde me tornei tão entorpecida sem uma alma
My spirit sleeping somewhere coldMeu espirito dorme em algum lugar frio
Until you find it there and lead it back homeAté que você o encontre e o leve de volta pra casa

(Wake me up) Wake me up inside(Acorde-me) Acorde-me por dentro
(I can't wake up) Wake me up inside(Eu não consigo acordar) Acorde-me por dentro
(Save me) Call my name and save me from the dark(Salve-me) Chame meu nome e salve-me da escuridão
(Wake me up) Bid my blood to run(Acorde-me) Faça meu sangue correr
(I can't wake up) Before I come undone(Eu não consigo acordar) Antes que eu me desfaça
(Save me) Save me from the nothing I've become(Salve-me) Salve-me do nada que eu me tornei

Now that I know what I'm withoutAgora que eu sei o que me falta
You can't just leave meVocê não pode simplesmente me deixar
Breathe into me and make me realDê-me fôlego e me faça real
Bring me to lifeTraga-me para vida

(Wake me up) Wake me up inside(Acorde-me) Acorde-me por dentro
(I can't wake up) Wake me up inside(Eu não consigo acordar) Acorde-me por dentro
(Save me) Call my name and save me from the dark(Salve-me) Chame meu nome e salve-me da escuridão
(Wake me up) Bid my blood to run(Acorde-me) Faça meu sangue correr
(I can't wake up) Before I come undone(Eu não consigo acordar) Antes que eu me desfaça
(Save me) Save me from the nothing I've become(Salve-me) Salve-me do nada que eu me tornei

Bring me to lifeTraga-me para a vida
I've been living a lie. There's nothing insideEu tenho vivido uma mentira. Não há nada por dentro
Bring me to lifeTraga-me para a vida

Frozen inside without your touch without your loveCongelada por dentro, sem seu toque, sem seu amor
Darling only you are the life among the deadQuerido, somente você é a vida entre os mortos

All of this time I can't believe I couldn't seeTodo esse tempo, não posso acreditar que não pude ver
Kept in the dark but you were there in front of meMantido na escuridão, mas você estava lá na minha frente
I've been sleeping a thousand years it seemsEu estive dormindo há mil anos
Got to open my eyes to everythingTenho que abrir meus olhos para tudo
Without a thought without a voice without a soulSem um pensamento, sem uma voz, sem uma alma
Don't let me die here there must be something moreNão me deixe morrer aqui, deve haver algo mais
Bring me to lifeTraga-me para vida

(Wake me up) Wake me up inside(Acorde-me) Acorde-me por dentro
(I can't wake up) Wake me up inside(Eu não consigo acordar) Acorde-me por dentro
(Save me) Call my name and save me from the dark(Salve-me) Chame meu nome e salve-me da escuridão
(Wake me up) Bid my blood to run(Acorde-me) Faça meu sangue correr
(I can't wake up) Before I come undone(Eu não consigo acordar) Antes que eu me desfaça
(Save me) Save me from the nothing I've become(Salve-me) Salve-me do nada que eu me tornei

Bring me to lifeTraga-me para a vida
I've been living a lie. There's nothing insideEu tenho vivido uma mentira. Não há nada por dentro
Bring me to lifeTraga-me para a vida


Fascinante! Muito me chama a atençãopelo fato desesperador com que essa letra dessa musica fala sobre a vida espiritual, Salvação, Libertação em Cristo Jesus e o afastamento do homem e Deus. Aqui podemos ver que ela conhece muito a Jesus Cristo, e sabe que só ele tem a salvação, por mais que sua vida de libertinagem reina sobre sua vida, porém a sua alma está presa e distante de Deus, mesmo assim podemos ouvir, na letra desta musica, a alma dela clamando a Cristo e confessando que ele é o unico Salvador e Libertador, e que só ele tem a Vida. Neymarques Feitosa.

Mural de Comentários do Facebook