INCONSTANCIA DOUTRINÁRIA. CANSEI DISSO!



Eu sou revoltado com as questões doutrinárias da qual seguimos. Tudo que aprendemos não tem base verdadeira, o que é certo aqui, em uma outra cidade é errado. Eu aprendi de uma forma na escola dominical, outra pessoa aprendeu de outra forma, e ninguém está certo mas ao mesmo tempo todo mundo está. Nada bate, nada é certo, tudo tem uma contradição, uma mentira ou uma verdade, nada é do jeito que aprendemos, nada é do jeito que vemos na Bíblia. Por isso que existem pessoas secas e vazias nas igrejas, pois não tem algo sólido a se acreditar e a aprender; aí correm para os evangelhos da prosperidade, da auto-estima, do egocentrismo. A Assembléia de Deus só está cheia hoje em dia por causa desses evangelhos. Agora a cerca do conhecimento, dos preceitos a se seguir, ninguém sabe mais o que é certo e o que é errado, se algo é assim ou não; então ninguém liga, ninguém se importa e que se lasque o conhecimento, acredite no que você quiser acreditar, interprete da maneira que você quiser interpretar.

Enquanto isso, falsos profetas e falsos pregadores se aproveitam injetando suas heresias no meio do povo de Deus enganando até mesmo os escolhidos, tudo por falta de uma ordem, de uma organização, de regras, de leis, de sistema bruto e sólido. Muitos dos meus amigos me criticam por que eu admiro a Igreja Adventista do Sétimo, admiro sim, porque todos os seus preceitos doutrinários, que são enormes, eles andam em harmonia no mundo todo e em todas as igrejas, o que é errado aqui, é errado no Japão, a doutrina lá na Rússia é de uma forma, pois é a mesma aqui e no Estados Unidos. Você nunca vai ver dois adventistas, da mesma igreja se contradizendo a cerca de algo da Bíblia; você nunca vai ver dois adventistas, um daqui e outro da Europa, se contradizendo a cerca de uma doutrina da mesma igreja.

Pena que o que acontece em nossas igrejas, Assembléias de Deus, é totalmente o contrário, e eu me entristeço com isso. Aqui mesmo na minha cidade – não vou falar nem a cerca de ministérios diferentes – existem várias congregações em vários lugares, em vários bairros, mas da mesma convenção e do mesmo ministério; porém, aqui na congregação do meu bairro meu pastor diz que é errado que a mulher pinte as unhas, mas quando vou a uma congregação do centro, podemos ver várias irmãs com unhas pintadas e o pastor da mesma, prega que não é errado (isso sendo do mesmo ministério, liderados pelo mesmo pastor presidente).

E com isso vai... Uns, de uma mesma congregação, acreditam no Tártaro, abismo do inferno onde estão os demônios mais cruéis, já outros, da mesma congregação, não acreditam; uns, de uma mesma congregação, acreditam que a morada eterna vai ser aqui na terra, outros, da mesma congregação, acreditam que será no céu e não na terra; uns, de uma mesma congregação, acreditam no “cair no espírito”, outros, não. E por aí vai uma série de outros fatores em que os crentes entre si, brigam, discutem, uns querendo ser mais sábios que os outros, as vezes estudaram até na mesma faculdade de teologia, com o mesmo professor, mas o conhecimento não é sólido e cada um acredita no que quiser, sem levar em consideração o que realmente é certo ou não; claro que o conhecimento é como a luz da aurora, mas não tão sem base como parece.

E a minha revolta é com essa falta de ordem, pois os crentes não sabem mais no que crêem, os tratados são mudados de ano em ano, o que era pecado antes, hoje não é mais, o que é pecado aqui, ali não é... E o que eu quero fazer em uma denominação que não tem preocupação de me manter no caminho certo, sendo que a inconstância doutrinária é... Constante? É como se não existisse um único caminho, já pronto, feito, para nos conduzir a uma vida íntegra de razões e certezas para os céus. Cada um faz o seu caminho, cada um trilha por onde quiser, cada um vive da maneira que achar melhor.

Mas o que segura tantos fiéis na igreja Assembléia de Deus? É simples, como eu já falei no início, são os hinos egocêntricos encontrados dentro das bocas das irmãs, são as pregações triunfalistas e egocêntricas, cultos ao próprio "eu" e não ao próprio Deus, promessas de prosperidade, revelações de ganhos de bens como carro, casa, chave disso ou aquilo outro. E o povo gosta disso, e o povo vão atrás disso; o povo corre atrás do pão que perece, é o que a maioria dos pregadores e pastores das Assembléias de Deus tem oferecido.

Eu já estou cansado disso, dessas incertezas, dessas inconstâncias, eu tenho fome da Palavra de Deus, de ter uma vida firmada na Bíblia, sem que ninguém venha dizer que o que eu aprendo com a Bíblia não é exatamente o que está escrito, porque estudiosos, e hermenêutica, e isso e blá blá blá... Cansei dessa inconstância, cansei, cansei desse evangelho de qualquer jeito, cansei! Cansei! O que falta é termos uma única certeza e ter cuidado em cumprir o que a Bíblia nos diz em 1 Coríntios 1.10 é o que está acontecendo é exatamente o contrário.

 É isso !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?