TENTAÇÃO E PROVAÇÃO SÃO AS MESMAS COISAS?

Resultado de imagem para tentação

Muita gente confunde "tentações" com "provações", mas será que não são as mesmas coisas? De onde provém tudo isso, de Deus ou do diabo? Pra que serve a tentação e a provação? São para o mesmo fim? Por que somos tentados? Por que somos provados? O que acontece depois disso?

Bom, respondendo, logo de cara, tentação e provação não são a mesma coisa; não têm a mesma finalidade;  servem para propósitos totalmente diferentes e o resultado disso tudo é bem diferente no fim de cada fato. Todos passam por tentações, todos passam por provações. Antes de tudo vamos aos textos chaves, que nos esclarece, antes de qualquer coisa a finalidade e de quem, ou de onde, provém tudo isso.

TENTAÇÃO
Em Tiago 1.13 e 14 nos diz que Deus não tenta ninguém, e que a culpa de certas tentações que surgem em nossas vidas é da nossa própria natureza humana, desejos maus do péssimo caráter que temos e isso nos leva a pecar e morrer espiritualmente ou, até mesmo, fisicamente. A necessidade de Tiago enfatizar que ninguém pode culpar Deus, ou até mesmo o diabo, por desejos pecaminosos, leva a entender que muitas pessoas, até hoje, têm uma visão errada sobre o por quê, de onde vem e a diferença entre provação e tentação, sendo que a culpa pode ser apenas de seus maus desejos, natureza humana (Isso sem falar que a natureza humana está do jeito que está por culpa de Satanás).

Em Mateus 4 enfatiza uma tentação que o próprio Jesus passou pelo próprio Satanás, aqui entendemos bem a diferença e o significado, a intenção, o propósito de uma tentação. No capítulo podemos concluir, sobre a tentação, que ela tem a finalidade de nos derrubar, de nos enfraquecer, desviar nossa adoração, tirar nosso foco, nos fazer pecar, nos fazer blasfemar, nos faz se rebelar contra Deus e ela é maligna. Essa é a finalidade da tentação, e essa, como falei, pode surgir de dentro da natureza humana, desejos ilícitos da nossa carne corrompida pelo pecado, como também do próprio Diabo. 

PROVAÇÃO
Já me perguntei o porque da necessidade de Deus nos provar. Por que Deus nos prova? Pra Ele saber se nós somos capazes de ficarmos firmes na caminhada? Pra saber se somos fiéis ou não, ou se somos fortes o bastante? "Mas por que Deus faz isso, se Ele é onisciente e sabe de todas as coisas?", indagava eu em minha mente, porque Deus não tem necessidade de nos provar pra Ele saber se somos capazes ou não de sermos fieis a Ele. E as minhas indagações estavam certas.

Deus não prova ninguém pra ele saber como está a sua conduta, como um professor faz a um aluno, que para avaliar o desempenho aplica uma prova, pois um professor só vai ter certeza dos conhecimentos absorvidos pelos alunos com as provas. Deus nos conhece desde o ventre da nossa mãe, e por sua onisciência sabe do que vai acontecer conosco no futuro, sendo assim Ele não precisa tirar a prova da nossa conduta. Mas então, pra que serve a provação? 

Mesmo assim a provação tem a finalidade de provar a nossa conduta, a nossa fidelidade, a nossa capacidade, porém, não a Deus que é onisciente, mas para nós mesmos e para o Diabo que somos capazes de permanecer firmes no Senhor, no seu caminho e fortalecidos cada vez mais na força do Senhor para vencer todas as barreiras que nos impede de nos aproximarmos de Deus. Foi o que aconteceu com Jó. Deus provou a Jó usando Satanás como sua ferramenta, porque o Próprio Deus instigou Satanás, quando perguntou se ele tinha visto Jó, um servo bom e honesto, que procurava sempre agradar a Deus e não fazia coisas erradas. Acredito, que com a onisciência de Deus, Ele já sabia que Satanás iria impôr uma prova e Deus usou Satanás para provar a Jó, para mostrar para todos á volta de Jó, a nós e ao próprio Satanás que Jó era realmente o que Deus disse que ele era e que Deus não mente. 

Tiago também nos mostra quais são as finalidades das provações que são totalmente diferentes das tentações. As provas nos fortalece, nos trás lições de vida e moral, nos aperfeiçoa, é uma coisa boa, mesmo parecendo uma coisa má, a intenção de Deus quando prova alguém é saber que diante de todas as angustias, dores e fraquezas Ele subsiste diante de todas as coisas e que está ao nosso lado nos mostrando o tamanho do seu amor por nós. Tiago 1.2-3 diz que devemos nos alegrar diante delas, pois a mesma nos trás o fortalecimento da fé na qual produz a perseverança. No verso 12, Tiago ainda mostra algo interessante, o que acontece depois das provações: "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam". Além disso o apóstolo Pedro nos diz que as provações servem para mostrar que a nossa fé é verdadeira (Pedro 1.6).

No entanto a Bíblia é mais que clara em separar tentação de provação. Tentação leva a pessoa a pecar, a se afastar mais de Deus; provação faz a pessoa reafirmar mais e mais, fortalecer a fé e se aproximar mais de Deus. Não sei como as pessoas ainda confundem tais coisas, mas realmente pode parecer ser a mesma coisa, mas ninguém melhor do que a própria Bíblia para nos esclarecer tudo. 

Na Paz em Cristo a Todos, que Ele não nos deixe cair em tentação. 

Neymarques Feitosa. 

Comentários

  1. E vdd , tentação e provaçao são coisas completamente diferente uma da outra .
    Quando somos tentados temos o desejo oculto de que estamos fazendo a coisa errada .Mais já a provação vem pra nos lembrar que somos capazes de irmos além das nossas espectativas e Capacidade humanística,e além da carne alcancar a alma e elevar o espírito e o espírito alcançar o trono de Deus . E isso deixa o Pai feliz e orgulhoso de nossas atitudes.
    Obrigada pela matéria ,ela tem sido de grande de ajuda para meu estudo no seminário teoloteol que faço ,e bem explicado e tudo dentro da palavra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?