QUEM DEVE DOMINAR O MUNDO?


Afinal, quem deve dominar o mundo hoje? E quem deve ser dominado?
Você sabe de quem deve ser o domínio de todas as coisas existentes no mundo?

Paulo e seus companheiros da igreja primitiva dominaram praticamente o mundo todo com o evangelho de Cristo, alcançando a toda criatura em apenas 30 anos. O que me intriga é que realmente a população era inferior a que temos hoje, mas a igreja naquela época não tinha muitos recursos para a evangelização global, mas mesmo assim, com o poder do Espírito Santos em suas vidas e o amor em Jesus Cristo junto com a fé fizeram a obra para ganhar o máximo de pessoas possível para Cristo, e isso foi tão grandioso que quase toda a população mundial era cristã; e naquela época não existia internet, TV, outdoors, rádio, avião... Nada que pudesse facilitar o trabalho da evangelização.

Mas hoje, a igreja sendo tão rica como é, com Pastores que tem carros, alguns Jatinhos e outros condições de pagar passagens para ir a qualquer lugar do mundo...; Tantos recursos que nossa igreja tem nessa era de velocidade de comunicação e direitos. Praticamente a porcentagem de cristãos hoje está bem menos e muito diferente dos tempos da igreja primitiva, mas devería ser ao contrário, com tantos recursos existentes hoje. Mas vou falar de outra dominação.

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. (1Jo 5.19).
Mas isso não quer dizer que devemos deixar de dominar o mundo e as coisas existentes nele.
Deus nos dar a ordem: "Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." (Gn 1.28).

Deus deixa claro que devemos dominar a terra, os animais, as aves do céu... Mas não devemos dominar outras pessoas e nem deixar que outras pessoas nos dominem. Não nascemos para sermos dominados. Mas é importante lembrar que uma criança precisa está sobre a proteção dos pais até a idade favorável a independência; também vale lembrar que depois que o rapaz ou a moça atingiu a idade adulta, já é bom tornar uma responsabilidade mais própria, porque existem muitos pais que querem dominar seus filhos depois de grande, isso é grave.

Mas o que eu quero ressaltar aqui é que, como nós possuímos a terra para dominá-la, devemos ter cuidado para que a terra, o mundo não nos domine. Não podemos deixar que a vaidade nos domine, o alcool nos domine, o cigarro nos domine, as drogas, os vícios... Em fim. Muitos jovens, crentes cristão vivem em uma vaidade de vaidade exagerada, e eu entendo o porque que certas igrejas não permitem muitos acessórios e tipos de roupas em suas denominações, justamente para evitar isso, o domínio de certas coisas na vida do cristão. Uma jovem que tem excesso de vaidade, se deixa ser dominada por roupas, jóias e maquiagens; não consegue nem se dominar, os objetos de plástico, pó, pedaços de panos são quem domina você? Tome cuidado!

Da mesmo forma os meninos, que são viciados em jogos eletrônicos, não vive uma vida de dominador e sim de dominado. Um computador é formado por plástico, alguns metais e telas de cristal líquido... Objetos que dominam o ser humano, na qual era pra ser o dominador. Pessoas que são viciadas em drogas, cigarro, maconha... Isso tudo provém de plantas, na qual Deus fez o homem para dominar tudo sobre a terra; como é que pode um homem deixar ser dominado por uma mísera planta?

Uma pessoa viciada em bebida, no alcool, que também é feito de plantas, de fruta. Como pode um homem ser dominado por uma planta, por uma fruta? Temos que dominas, e não ser dominados, ainda mais por coisas. Não devemos ser dominados nem por pessoas, quanto mais vamos se deixar dominar por coisas, árvores, plantas, frutas e objetos?

Que possamos ter muito cuidado para não sermos dominados pela TV, pela pornografia, por bola de couro, por matérias... Que possamos dominar e resistir a essas coisas que são irracionais para dominar seres racionais. Somos inteligentes e temos força o suficiente para dominar essas coisas.

Que possamos pedir força, vigor e coragem a Deus para que não venhamos a cair no domínio das coisas deste mundo que jaz do malígno.

Na Paz a todos.

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Acredito que determinadas coisas na igreja não são liberadas por 2 motivos:
    O primeiro é porque certas coisas que a igreja pode liberar como: Brincos, calça comprida (para as mulheres), roupas mais curtas, jóias, maquiagem e etc; não vai deixar o crente nem um pouco diferente do povo do mundo, antes muito semelhante... E Jesus disse que temos que ser o sal e a luz... Fazer e diferença, porém andando como o povo do mundo anda, não estaremos salgando nem iluminando a terra, antes nos tornando insípido.
    E outro motivo que acredito que o pastor não libera determinadas coisas na igreja, como televisão (e algo mas que não me lembro no momento), é porque como disse o texto, muitas pessoas não conseguem ter domínio, e por causa disso podem até perder a benção, a televisão por exemplo, muitos crentes disse que compraram para ver "tal pregador", sei não, como muitos crentes não tem domínio (e ainda o inimigo lutando) perdem a hora do culto, começa acompanhar novelas e tanta coisa... Então é complicado, acredito que é difícil o crente que seleciona canais da tv e se cuida perante essa janela do perde tempo, é difícil, mas tem, sobre a tv também penso assim, como o crente que passou metade da manhã dormindo e metade da tarde na televisão pode ir a noite no culto e ter comunhão com Deus? Meio estranho (sei lá). Tem crente que fala que tem tv so para assistir o jornal será? Deixo claro que não estou criticando quem tem! Longe disso! Só estou argumentando (que devemos tomar cuidado)... Porque se formos analisar mesmo,uma porcentagem bem pequena que passa na tv que serve para o nosso crescimento, o resto e só para nos alienar, entreter, confundir, e trabalhar no nosso inconsciente para que venhamos ser coniventes com as barbaridades e imoralidade que tem no mundo... Por isso temos que ter cuidado! Não só com a tv, mas, programas de rádio, computador, tudo temos que analisar para ver se trará benefício para nossa vida cristã... Vou dizer como diz a minha mãe: Lendo a bíblia a gente nunca estára desinformado, porque tudo que mostra sobre desastres, fome e guerra, saberemos que são as profecias do fim, na bíblia aprenderemos a afastar do pecado, e discernir as coisas ruins das boas, espirituais das não espirituais... E ainda caminhar para a vida eterna... Sempre crescendo NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO QUE VEM DA PARTE DE JESUS CRSITO NOSSO SENHOR...
    Que nós venhamos orar para que Deus nos liberte das nossas fraquezas, das coisas pelas quais nos deixamos as vezes ser dominados... Das coisas que estamos cativos, presos, quer seja coisas do mundo material, sentimenal, coisas do pensamento... Porque Jesus veio para nos libertar de todas a prisões que possa ter em nossa vida, nos tornando LIVRES, capazes de lutar contra as vontades e fraquezas da carne e sermos mais que vencedores!!
    Que Deus abenções a todos.

    LAIS-PR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?