EVANGELIZANDO COM DANÇA?



Davi dançou ! Temos que dançar também.
Miriã dançou! Temos que dançar também.

Aleluia ! \o/

"Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" ( 1Co 14.26).

Nos cultos hoje, a igreja secularizada traz muitos donativos, mundanos claro, para a evangelização, tais como a dança, ceninhas de tetro e shows de Heave Metal; vi nos livros do Pr Ciro Sanches, que ele enfatizava o termo de uma igreja que até aderiu o vale-tudo para envagelizar. Não vemos em parte alguma, alusões sobre dança na igreja ou ceninhas de teatros ou qualquer outro tipo de secularidade para evangelizção.

Vamos falar agora sobre a dança. As igrejas aderem a dança para atrair os que estão no mundo; outros dizem que a dança é bíblica por que Davi Dançou e Miriã também. Sim claro! Dançaram. E Davi ainda disse mais a Mical: foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar. ( 2 Sm 6,21b). Davi quebrou o protocolo e dançou por que não suportava a alegria da presença do Senhor, ele não se conteve, assim como Miriã; ela pegou um tamboril e começou a louvar ao Senhor e todas as mulheres foi que saíram atras dela com tamboris e com Danças. Como não dançar diante de uma cena que havia acabado de acontecer? Deus os livrou do faraó abrindo o mar e partindo em dois. Eles dançaram no espírito, não se seguraram.

Só, caros leitores, que esses fatos não enfatizam o termo evangélicos de hoje. Podemos ver que as danças hoje em dia tem um fundamento secular e parcial com as impurezas e imundicias deste mundo. Até mesmo na bíblia encontramos casos de que a dança foi uma arma forte contra um grande profeta do Senhor. Mas essa dança teve um fim místico, seduzir o grande rei Herodes, que ficou fascinado com os movimentos do corpo da filha de Herodias (Mt 14.6). Como nos dias de hoje, a dança ainda tem esse poder de sedução carnal. Na atualidade vemos um tipo de dança que antes era praticado apenas em cabarés, por prostitutas a seduzirem seus clientes, e deixarem fascinados para um fim de lucrar com os desejos carnais do homem. O Pole-dace como é chamado, a famosa dança do queijo, hoje em dia ensinado até nos programas de TV aberta, nos mostra o poder dominador que a dança tem sobre os desejos carnais, e muitas mulheres implantam barras de ferro para praticar o ritual de sedução pecaminosa.

Assim como o Pole-Dance, outra dança que vem ganhando êxito e que antigamente era um absurdo para sociedade secular, por causa das suas depravadas coreografias, e que hoje vem ganhando destaque até no meio gospel é o funk. Quando ouvimos falar em funk a imagem que vem na cabeça é: Mulheres de mini-saia, mostrando as curvas e rebolando até o chando fazendo gestos obscenos em festas de orgias de favelas. O funk é um rítimo, sim é. Mas um rítimo que ganha destaque não por ser um ritimo e sim por sua dança depravada que ganhou ousadamente espaço no meio social secular e também no meio evangélico. O funk não tem boa fama nem na sociedade secular, então sendo assim o meio evangélico não devería jamais aceitar tipos de incongruência no meio do povo que busca a santidade e separar-se do mundo e viver para Deus. Paulo enfatiza até sobre o que pensar, imagine sobre o que agir, como devería ser tratado? Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. ( Fl 4.8) Se for comparar o funk com o que Paulo enfatizou apenas neste versículo, não resistiría a uma análize profunda do tal rítimo de dança vulgar. Pode nessa dança vulgar e do mundo trazer bons frutos na casa do Senhor? Medite em Lucas 6.43-44.


No livro de Salmos podemos ver falar sobre a dança nos capítulos 149 e 150 mas essas passagens não falam sobre a dança dentro da igreje, nem como meio de evangelização e muito menos como base de ministério dentro da igreja.

No dicionário vemos que a palavra EVANGELIZAR significa: Pregar o Evangelho a; apostolar, pregar.

Os apóstolos por exemplo, foram os primeiros evangélicos, os primeiros a evangelizar pelo mundo, como? Anunciando a Palavra de Jesus, pregando o evangélho, é a nossa obrigação pregar o evangélho, não devemos jamais deixar de fazer isso ( 1 Co 9.16 ). Fomos chamados a pregar o evangélho pelo próprio Senhor Jesus ( Mc 16.15 ). Jesus pregava o evangelho, mas apenas falando, fazendo sinais, curando; e o povo ouvia, via e cria; como foi com Jesus, aconteceu com os apóstolos também.

A dança não foi destinada a ser um mnistério na Igreja de Jesus, por que nada tem haver com a evanglização, a proclamção da salvação em Jesus Cristo. A dança é impulso carnal para um fim carnal. De acordo com o livro de Ciro Sanches ( Mais erros que os pregadores devem evitar - CPAD), ele enfatiza que a dança é prejudicial ao Culto por não ter apoio bíblico. A dança é uma série de movimentos para agradar, seduzir, se mostrar para um fim de prazer carnal tanto para quem dança como para quem assiste a dança; no mundo por exemplo, as pessoas dançam para esse fim e nada além desse fim. Vemos as academia de dança, que se preparam para se apresentar, dançar para um público; bailarinos, danças de rua, bailes de funk,dance... em fim; se vamos a uma boate e começamos a dançar é para um fim carnal de seduzir alguém ou se apresentar, aparecer.

A dança não implica em cultura nos dias de hoje, por que a dança é uma sequencia muito antiga. Então se a dança não foi destinada a fazer parte de um culto a Deus, por que não se encaixa no fim de Adoração a Deus e nem Evangelização para os infiéis.

Em 1Coríntios 14.26 podemos ver quais os elementos essenciais de um culto: Salmo, Doutrina, Revelação, Língua, Interpretação. Esses contextos se encaixam naturalmente sobre a forma de Evangelismo sobre PALAVRAS. Com Salmos bendizemos ao Senhor confessando as suas grandezas; Com Doutrinas somos instruídos sobre a nossa vida em santidade; Com Revelação sabemos atraves das palavras de quem as recebeu, os mistérios de Deus revelados a nós; Com Línguas muitos são evangelizados pelo poder do Espírito Santo que concede o conhecimento de FALAR e PROCLAMAR o evangélho a todas as nações; Com Interpretação temos conhecimento dos mistérios de línguas que se propaga em nosso meio. Podemos ver claramente que tanto para a Adoração e para Evangelização usamos a boca para proferir palavras e adoração e não em movimentos corporais.

__________//_________
"Logo a fé é pelo ouvir, e o
ouvir pela PALAVRA de
Cristo" (Rm 10.17)
_________//_________

Então podemos concluir que a dança não tem respaldo bíblico algum para fazer parte de evangelização ou Adoração ao Senhor Jesus. Em adoração aos céus podemos ver que nem os anjos dançam pra adorar a Deus, a doração dele é simplesmente proferir Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória ( Is 6.3 ). Eles adoram bendizendo o nome do Senhor sem ao menos olhas a face do Senhor nosso Deus, e não com danças e movimentando o corpo.

Com a Paz do Senhor à todos

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. Como é?
    Eu acho isso um absurdo e nós jovem sim podemos evangelizar a palavra de Deus atraxes da dança sim que coisa mais errada que vooc falow aqui por favor nunca mais escreva isso vooc disse que as pessoas que dançam praticamente escandalizam o nome do Senhor Jesus pelo amor de Deus eu sou homem jovem na minha igreja tem um corpo coreografo de meninos e nós dançamos para o Rei que merece todas as glórias e quando nós dançamos a igreja sente a presença de Deus pelo amor de Deus vooc que escreveu isso ta muito errado affs--
    eu em?
    mais mais
    poste isso aqui por que muitos vão gostar disso que eu escrevi aqui
    se quiser falar comigo me add no meu msn
    eduardostosao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ah Jesus tem misericórdia... Nos livra do inimigo que coloca nas nossas mentes que tudo quanto se fala que é "para adorar a Deus", pode. "Vale tudo para adorar a Deus"... As coisas não são bem assim. Deus merece todas as glórias sim Eduardo... E não danças e não ritmos, e não determinados tipos de música e não determinados usos e costumes. O texto cita versículos bíblicos (referente ao não uso de danças) e a bíblia não está errada... Procure lê-la para você descobrir moço.
    Não queira ser mais um dos adeptos da... Pornografia cristã, da macumba cristã, do assalto cristão, da mentira cristã e de tudo que o povo coloca e ainda vai colocar como sendo cristão (porém nada tem de Cristo), para as pessoas que não lêem a bíblia ficarem enganada... Nem tudo que se fala que é para "adorar a Deus" se pode fazer. Mas a bíblia ensina bem certinho... Tudo que nos convém fazer e como devemos estar e portar na presença de Cristo. Procure ler.

    Paz.

    LAIS-PR

    ResponderExcluir
  3. Nil

    Acredito eu que você foi um pouco infeliz em pegar um determinado tpw de rítmo e generalizar todos... mesma coisa é, pegar todos os crentes e generalizar-los...

    Se davi e miriã dançou pq sentiu o que Deus fez, pq não se alegrar diante da casa dEle e dançar com gestos de adoração?!?

    línguas sim é pra edificação, mas, quando interpretada, caso não seja, melhor que ore em silêncio (assim advertiu Paulo).

    Tiraí a viga do nosso olho, antes de olhar o cisco dos outros... isso é pra todos nós.


    e falando do teatro, o que você acha se a pessoa que estiver assistindo a peça, se ver na situação, ou até a edificação acontecer, vai me dizer que esses dois modos não vem de Deus?!?

    sinceridade irmão, cada caso é um caso, então não é conveniente generalizar, amém?
    O que vejo nas passagens de Davi e Miriã é que Deus ama a livre forma de adoração contanto que seja de forma prudente e ORGANIZADA, pq Deus não é Deus de desorganização.

    Tudo e todas coisas coisas foram criadas por Deus... Ex: não a favor de funk, swingueira e outros tpw's dentro da igreja, não por conta da letra(que muitas vezes não tem nenhuma), mas sim por conta do que o rítmo leva as pessoas a fazerem...

    outro exemplo: Rap, HipHop. Dependendo da pessoa que dance esses rítmos ela vai ficar agradável, porém com muita dencência, quase dança parecidas com gestos, pq as músicas tem letras que influenciam e que chegam em cantos onde outros tpw's determinados de louvores não chegam(como modo de evangelização, pois é música falada ok?)
    Só não aconselho utilizar como material para usufruir no culto, pois nem todas as pessoas vão se sentir confortável, pois tbm há idosos e a EDIFICAÇÃO é para todos.
    Então melhor que seja como linguas pra PRÓPRIA EDIFICAÇÃO, de forma de lazer(a escolha é de cada um^^ )

    E por favor me manda a resposta por e-mail, provavelmente não entro mais nesse site... não pq não quero e sim por falta de tempo mesmo...
    Jesus OS abençoe grandemente amigos...


    Falei tudo isso de forma simples, pq Deus me deu oportunidades na área, faço música no STBNB(Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil) e faço parte do Ministério de Artes da Igreja(música, teatro e desenho).

    É hora de parar tentar pegar o papel de Deus,
    quem é o líder do louvor e adoração?
    exclusivamente Deus.
    se vc lê a Bíblia vc está adorando, cantou pra Deus? vc adorou, fez gestos de perfeito adorador(adorando em Espírito e em verdade.) exaltando o Rei dos Reis? vc adorou, varreu,limpou? a casa do SENHOR pra tenha o culto em perfeita forma? VC TBM ADOROU.
    ELE É O LÍDER DO LOUVOR E ADORAÇÃO.
    Tem coisas que não são discutidas e sim, apenas Orar pra Deus nos mostrar o verdadeiro caminho.


    VAMOS NOS PREOCUPAR EM PREGAR E EVANGELIZAR, E DEUS NOS MOSTRARÁ COMO ELE QUER QUE NÓS FAÇAMOS. FAZENDO ALGO COM NOSSOS DONS, O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO COM OS NOSSOS DONS? O QUE VC FAZ COM A BONDADE DELE EM SEU CORAÇÃO? O QUE FAZEMOS COM A MANSIDÃO DESCRITA NO CAP. 5 DE MATEUS? VC PEDE ELA AO DEUS TODO PODEROSO?
    É ORA DE PARAR DE PERDER TEMPO COM ISSO, E EDIFICAR, EDIFICAR E EDIFICAR, E NÃO MAIS DIVIDIR.
    GRAÇA E PAZ SEJAM CONVOSCO, OBG SENHOR PELA OPORTUNIDADE.

    e-mail: nilcoback@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Como usar para o bem um estilo cuja melodia está subordi¬nada ao ritmo? Como usar para o louvor um tipo de música feita para ser mais sentida do que ouvida? Não é possível um estilo físico, visceral, que alimenta mais o corpo do que qualquer outra coisa, como o heavy metal, ser usado para o bem. Assim como não devemos usar drogas, como cocaína ou maconha, para o bem, também não convém usarmos música má, erotizante, entorpecedora, criada para prejudicar as pessoas, levá-las ao delírio (uma espécie de droga audível), para o bem.
    Pesquisadores norte-americanos colocaram uma mesma espécie de semente em dois recipientes iguais, com as mesmas condições. Num deles, a planta se desenvolveu muito bem ao som de música clássica. No outro, ao som de heavy metal, não houve o desenvolvimento esperado. Repito: não existe música neutra. Ela é como o alfabeto. Assim como se escrevem mensagens cristãs ou satânicas com as mesmas letras, também se compõem músicas sacras ou demoníacas, com as mesmas notas musicais. Como usar para o bem estilos criados para fins maléficos?
    É claro que os jovens, mesmo os cristãos (em sua maioria), gostam de ouvir música pesada e dançante. Daí as gravado¬ras estarem investindo pesado no remix. Infelizmente, elas se valem da infundada desculpa: o importante é que as letras são cristãs. Dizem: "Ao puros tudo é puro". Mas Tito 1.15 não deve ser entendido como um princípio geral. Já pensou se um crente considerasse a soberba, a mentira e a prostituição puras, valendo-se da desculpa de que aos puros tudo é puro?
    Outra desculpa para se usar músicas pesadas é a de que elas são boas para evangelizar. De fato, a música, de maneira geral, é uma ferramenta poderosa para a comunicação do evangelho (SI 105.2; 1 Pe 2.9). Todavia, ao se empregar estilos como rock, funk, reggae, forró, etc, a mensagem é comunicada da forma como as pessoas desejam ouvi-la, e não da maneira como pre¬cisam ouvi-la. As músicas pesadas atraem, mas, em razão das suas características, também impedem que a mensagem chegue clara aos ouvidos das pessoas." (Ciro Sanches Zibordi - texto tirado do livro Erros que os Adoradores devem evitar).

    ResponderExcluir
  5. Franciele Araujo Ribeiro22 de junho de 2012 às 12:09

    Só acho que deveríamos ganhar tempo ganhando almas para o senhor e não discutindo se a dança liberta ou não,o mundo tem ganhado muitas almas para satanás com suas estratégias no teatro,dança,shows e nós crentes acomodados na nossa religiosidade e no nosso mundinho, eu como serva do senhor não quero ser assim por isso uso a estratégia que for para ver as pessoas sendo libertas e restauradas assim como fui um dia,não importa se é através do louvor do teatro ou dança desde que estejamos na direção do Senhor ligados a Ele saberemos o que fazer e ganharemos muitas vidas para o Seu Reino só sei que é melhor obedecer a Deus do que a homens !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?