DEUS PERMITE QUE O CRISTÃO SEJA CREMADO?


Uma amiga minha havia me perguntado isso, pois ela, em uma discussão com a mãe dela que é uma cristã já de idade, disse que sua mãe não concorda, pois isso implicará e muito no dia da ressurreição, quando Cristo vier nos buscar.

Mas isto é verdade? A cremação pode implicar na ressurreição dos justos quando Cristo vier arrebatar a igreja? Lá na passagem que fala do arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4 e verso 14 Paulo diz que Jesus trará, em sua companhia, os que dormem; já no verso 16 diz que os mortos em Cristo ressuscitarão. Então vemos que Paulo não faz distinção de como os mortos deveriam estar  para serem ressuscitados, a única exigência para a primeira ressurreição é apenas a morte em Cristo.

Também sabemos que todos nós viemos do pó e ao pó tornaremos, quer cremados ou não (Gênesis 3.19), viraremos cinzas, pó. E a respeito de que Jesus terá um trabalhão enorme de reunir as cinzas dos cristãos, no Dia da sua vinda é um pensamento totalmente limitado e errado a cerca da onipotência de Deus; é como se pensássemos que Deus não tem poder para trazer até ele, em corpo e espírito quem ele queira, e deixando nós, de cremarmos o nosso corpo, estaríamos ajudando a Deus, e  facilitar o trabalho da ressurreição. É muito pequeno este pensamento e não coincide com a soberania de Deus.

Prova disso está na passagem do grande Juízo, em Apocalipse 20 do verso 11 ao 15. Lá diz, especialmente no verso 13, que o mar vai dar um jeito de entregar todos os mortos que nele há. Ora, se o mar vai entregar ao grande Juiz os mortos que nele existe, tanto ímpios como justos, desde que houve mundo, então penso no grande e extraordinário fenômeno; o poder de Deus fazendo juntar no mar partículas mortais de pessoas para os pôr em pé diante dele. Sim, pois sabemos que os que morrem no mar, também recebem o mesmo norteio de quem seja sepultado ou cremado, vira pó, pois a água dissolve todo o corpo mortal, na qual não sobra sequer nem os ossos.

Além de Cristo reunir os corpos (sejam eles como estiverem, cremados, dissolvidos no mar, sepultados), ele também reunirá espírito, alma e corpo para o grande evento do Arrebatamento, conforme 1 Tessalonicense 5.23. Tanto para vivos como para os mortos. E a mesma coisa acontecerá com os ímpios, isso nos mostra o texto de Apocalipse 20.13 e 14 que para os ímpios comparecerem ao grande Juízo, serão restituídos em corpo, alma e espírito; por isso o texto dar a ênfase de que "a morte" e "o inferno" darão os seus mortos (v 13). A morte, que é um estado, dará o seu corpo, e o hades, dará a parte que não está neste mundo físico, que é a alma e também o espírito. Vemos um fenômeno bem interessante sobre isso em Ezequiel 37 do verso 1 ao 14.

Então, ficaremos tranquilos a respeito da cremação, Deus é poderosíssimo para reunir e transformar seu corpo e sua alma para os eventos vindouros. E não será uma simples cremação que dificultará o agir de Deus.

Na paz em Cristo a todos.

Neymarques Feitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?