AS DUAS ÁRVORES PROIBIDAS DO JARDIM DO ÉDEM

Escrito por Neymarques Bezerra


Existem curiosidades na Bíblia, coisas minuciosas que se deixam passar despercebidas; equívocos que muitos pensam ter conhecimento de algo na Bíblia mesmo sem lê a Palavra de Deus com a devida atenção. O que eu vou ressaltar aqui são coisas simples e pequenas, que podem até ser taxada de besteira, ou até mesmo, alguns já sabem e conhecem, mas o meu objetivo é mostrar que, muitos defendem algo que não está realmente correto, muitos defendem coisas que nem se quer leu na Bíblia.

Uma delas por exemplo é, que nos cultos de criança, ou nas Escolas Bíblicas Dominicais, são ensinadas ás crianças que as cinco pedrinhas de Davi tinham nomes, na qual cada uma delas representava cinco características que formavam o nome Emanuel: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Principie da Paz. Na verdade, até então não existiam nomes para aquelas pedras, porém muitos teólogos e pregadores aproveitam a magnifica numerologia da Bíblia para enfeitar mais as suas mensagens e isso é muito bom. Mas será mesmo que essas características podem ser agregada também ás cinco pedrinhas de Davi? Mesmo usando a numerologia para enfeitar a história dando nome aos seixos que Davi pegou no ribeiro e colocou no alforje (1Sm 17.40), teríam que acrecentar mais uma característica para o nome Emanuel no capítulo 9 de Isaías e verso 6, onde consta apenas quatro características e não cinco. Isso tudo é resultado da falta de atenção dos leitores da Bíblia sagrada, onde não vendo o conjunto de pontos e vírgulas imposta pelo tradutor das Escrituras para nosso idioma.

Acontece que Maravilho e conselheiro não são duas características, mas apenas uma: "Maravilhoso Conselheiro" "Deus Forte" "Pai da Eternidade" e "Principe da Paz". você pode observar em sua Bíblia que entre Aravilhoso e Conselheiro não existe vírgula que distingurira características dintintas, e sempre uma palavra completa a outra. Jesus é um Maravilhos Conselheiro, ou um Conselheiro Maravilhoso; Jesus é um Deus Forte, ou um Forte Deus; Jesus é um Pai da Eternidade, ou, em outras traduções, Pai Eterno; Jesus é o Principe da Paz. Apenas 04. Isso é resultado de falta de Atenção quando lemos a Bíblia ou, por não ler a Bíblia, ouvir pregadores proclamar esses absurdos sem consultar a Bíblia. Vivemos a Bíblia.

Outra também que até teologos são surpreendidos quando indagados a esta questão, é a quantidade de àrvores que não eram boas para alimentos e proibidas que existiam no Jardim do Édem. A pergunta é: Quantas ávores proibidas existiam no Jardim do Édem, que Adão e Eva não podiam comer? A resposta é sempre a mesma: Apenas uma. Eles podiam comer todas as outras, mas a que se localizava no centro eles não podiam! Será!? Sem falta de conhecimento as pessoas respondem assim;confesso que até um tempo desse também acreditava que existia somente uma árvore proibida, mas descobri que eram DUAS árvores que foram proibidas.

Parece estranho isso, eu ouvi muitos pregadores e a professora da Escola Dominical me falaram que era uma, e está na Bíblia só uma! Tudo isso por falta de atenção aos mais minuciosos detalhes do nosso manual de regra e fé. Na verdade eram duas. Vamos ás comprovações:

Quando começamos ler Gênesis, não nos preocupamos de ler detalhadamente a história que todo mundo já sabe: Deus criou o mundo em seis dias, fez o homem e a mulher, colocou uma árvore no meio do jardim, propositalmente que eles não podiam comer, a infeliz da cobra veio, fez a Eva comer a fruta, ofereceu a Adão e estragou tudo! Mas lendo com cuidado o versículo 9 do capítulo 2 de Gênesis, podemos ver claramente a distinção de duas árvores: "E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para alimento, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal". Viram a distinção? Além de Deus ter feito toda qualidade de árvores boas para alimentos, que podiam comer; fez também a ávore da vida, essa que ficava no meio do jardim, "E" a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Mas espere amigo, continuando a ler a Bíblia no versículo 16 e 17 do Capítulo 2 de Gênesis, Deus só proíbe Adão a não comer, somente da árvore do conhecimento do bem e do mal "De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Realmente, depois de descobrirmos que não existia apenas uma, e sim duas árvores no jardim, que não eram para alimentos, vemos na Bíblia a proibição de apenas uma árvore e esta, da ciência do bem e do mal; mas e a árvore da vida? como ficou ela?

A árvore da vida continha o poder da imortalidade, de viver eternamente. Adão e Eva foram feitos para viver eternamente e poderiam até comer da árvore da vida, esta não foi proibida a princípio; mas na desobediência a Deus, ganhou a condenação da morte, mas mesmo assim ficaram em vantagem, se tornando como Deus, conhecendo o bem e o mal. Porém, para não voltarem a ganhar a imortalidade novamente Deus bloqueou o caminho da árvore da vida com uma espada flamejante que se volvida para todos os lados. Então vemos também a restrição da segunda árvore no versículo 22 ao 24 do capítulo 3 de Gênesis:"Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida".

São poucas as pessoas que sabem desse detalhe pequeno, e que até mesmo podemos pensar: "tantas coisas importantes pra se saber na vida..." Mas escrevi esse post com a intenção de instigar mais a atenção dos leitores da Bíblia, por que é muito bom agente descobrir coisas novas, e existem milhares de coisas interessante na Palavra de Deus que é enorme, um verdadeiro mar de mistérios e aventuras.

Que todos busquem a sabedoria e o discernimento vindos da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.

Neymarques Feitosa.

Mural de Comentários do Facebook