O QUE É LIVRE-ÁRBITRO?


Muitos pensam que ter Livre-arbítrio é fazer o que bem entende, na hora que quer, quando quiser e como quiser, sem uma concepção de limites algum. Mas muitos estão enganados quanto a essa questão.


Essa expressão é muito usada pelos crentes "renovados" que para se defender das reprovações ortodoxas da igreja ( Ef 5.11 ); enfatizando que temos livre-arbítrio e podemos fazer o quem bem achar melhor. E assim, muitos "crentes" passam por cima de muitas doutrinas essenciais para nossa vida de santificação.

Livre-arbítrio é nada mais e nada menos do que um direito de escolha, só isso! Lendo a Bíblia, nunca vamos achar palavras de meio termo. A Bíblia diz que a palavra do crente é sim sim, não não; diz que só há dois caminhos, céu ou inferno; só há duas forças, dois conhecimentos: o bem e o mal; salvação ou perdição; vida ou morte ( Dt 30.19 ). Nunca há meio termo, e é isso que Deus sempre impôs pra nós desde quando ele fez o homem; fez o jardim colocou o homem dentro do jardim e a primeira ordenança de Deus já foi relacionado ao livre-arbítrio: Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2.16-17). Deus já introduziu as escolhas na vida futura do homem; comer ou não comer? o que é bem e o mal? morrer ou não morrer?

Somos livres? sim somos, porém estamos debaixo de regras, deveres e limitações. Dentro da nossa casa, na rua, na escola, no trabalho, na casa de um amigo ou uma amiga; você não pode fazer o que bem entende em qualquer lugar na hora em que bem entende. Dentro da igreja há regras, pra servir ao senhor há regras. Há pessoas que diziam: " Ah, eu não vou ser crente não; na bíblia tem meio mundo de coisas que é proibido, proibido vestir roupa curta, proibido cortar o cabelo, proibido usar jóias.Vou nada! Hoje já é diferente, principalmente os jovens hoje já falam uns pra os outros: Cara, vamos ser crente da igreja tal, lá, o pastor deixa agente usar tudo, ele deixa até nós cantar em cima do pulpito de cabelos cumpridos e brincos maneiro; olha nem precisa tirar o piercing do nariz porque o pastor não chia. Lá é massa demais, tem balada nigth gospel, rawe gospel; samba, axé, pagode, pancadão de baile funk aos sábados; o pastor colocou até jogo de luz colorida na igreja e a fumacinha ungida que soltam no meio da galera. Cara é loucura demais ser crente! pura unção! Muitos interpretam isso como livre-arbítrio. Será se Deus se agrada com esse tipo de concepção?
Caros leitores, Como devemos conciliar esse direito com a vontade divina? Para isso, devemos descobrir, entender a vontade de Deus. A vontade de Deus tem dois aspectos: permissiva e diretiva. Vamos conciliar o livre-arbítrio com a vontade permissiva divina: Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. O que faz dele um ser moralmente semelhante ao criador, é justamente a capacidade para fazer sua próprias "escolhas"; inclusive aquelas que não estão de acordo com a vontade de Deus. Deus não queria de forma alguma que Adão pecasse, desobedecendo a Deus e comer do fruto proibido; mas ele tinha o livre-arbítrio e escolheu aquilo que era contra a vontade de Deus. Porém o eterno tem o poder para impedir que o homem faça o mal ou bem, entretanto, lhe dá o direito de escolha. Deus respeita o nosso direito de escolha mesmo ele tendo o poder de impedir; a soberania de Deus e a onipotência dele não violam o nosso livre-arbítrio. Em relação a Salvação, deus já sabem quem são os seus e que não são, mas ele não interfere em nada nesta decisão, é direito nosso.

A vontade de Deus é que todos os homens se salvem e venha ao conhecimento da verdade, mas ninguém é obrigado a obter a salvação, podendo muito bem, assim, rejeitar o próprio Deus e a sua salvação ( Js 24.15 ) ( Is 1.19) ( Dt 30.19 ).

Vamos conciliar o livre-arbítrio com a vontade diretiva e predestinação: Essa vontade diretiva divina opera em conformidade com a sabedoria e soberania de Deus. Deus tem todo o poder supremo de manter no controle o universo inteiro de acordo com seus perfeitos propósitos ( Sl 33.11) (At 2.23 ) ( Ef. 1.3-11 ). Deus já tem planejado tudo o que pode ocorrer daqui a uns cem milhões de anos a frente.

_____________//_____________
Eu sou Deus; também de hoje em diante,
eu o sou; e ninguém há que possa fazer
escapar das minhas mãos; operando
eu, quem impedirá? ( Is 43.13 ).
_____________//_____________

Nada pode escapar da vontade predestinada, diretiva de Deus. Deus maravilhoso esse que faz algo tão confrontadamente de se imaginar. Temos o direito de escolha, vontade própria; mas Deus já sabe muito, mas muito antes o que vamos escolher e fazer. Deus nos preparou para viver eternamente. Jesus enfatizou o termo de que muitos estão predestinados ao lago de fogo eterno ( Mt 25.41 ) que foi preparado apenas para o diabo e seus anjos, mas essa escolha não é de Deus, e sim da própria vontade do homem ir para o inferno final. Tanto que o evangelho está sendo pregado a todos de diversas forma, Tv, rádio, internet, igrejas... Mas é escolha do homem não aceitar a salvação e ter consciência de que seu destino final é o lago de fogo eterno. E os que querem ser predestinados a terem a vida eterna ao lado de Jesus Cristo, é necessário que devemos crer no evangelho afim de sermos eleito para tal predestinação.

O livre-arbítrio é uma de Deus demonstrar o seu grande amor por nós, assim nos colocando direito de escolha entre o sangue de Cristo e o fogo. Antes de nos criar ele já havia predestinado todas as dificuldades que nós haveríamos de passar, e o livre-arbítrio é uma ferramenta (direito) que Deus nos deu para que nós mesmo fôssemos conduzidos para seu reino celestial eterno ( Jd 24 ).

Neymarques Feitosa.

[Aux. Revista EBD 4° trimestre 2008- CPAD]

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?