O QUE É LIVRE-ÁRBITRO?


Muitos pensam que ter Livre-arbítrio é fazer o que bem entende, na hora que quer, quando quiser e como quiser, sem uma concepção de limites algum. Mas muitos estão enganados quanto a essa questão.


Essa expressão é muito usada pelos crentes "renovados" que para se defender das reprovações ortodoxas da igreja ( Ef 5.11 ); enfatizando que temos livre-arbítrio e podemos fazer o quem bem achar melhor. E assim, muitos "crentes" passam por cima de muitas doutrinas essenciais para nossa vida de santificação.

Livre-arbítrio é nada mais e nada menos do que um direito de escolha, só isso! Lendo a Bíblia, nunca vamos achar palavras de meio termo. A Bíblia diz que a palavra do crente é sim sim, não não; diz que só há dois caminhos, céu ou inferno; só há duas forças, dois conhecimentos: o bem e o mal; salvação ou perdição; vida ou morte ( Dt 30.19 ). Nunca há meio termo, e é isso que Deus sempre impôs pra nós desde quando ele fez o homem; fez o jardim colocou o homem dentro do jardim e a primeira ordenança de Deus já foi relacionado ao livre-arbítrio: Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2.16-17). Deus já introduziu as escolhas na vida futura do homem; comer ou não comer? o que é bem e o mal? morrer ou não morrer?

Somos livres? sim somos, porém estamos debaixo de regras, deveres e limitações. Dentro da nossa casa, na rua, na escola, no trabalho, na casa de um amigo ou uma amiga; você não pode fazer o que bem entende em qualquer lugar na hora em que bem entende. Dentro da igreja há regras, pra servir ao senhor há regras. Há pessoas que diziam: " Ah, eu não vou ser crente não; na bíblia tem meio mundo de coisas que é proibido, proibido vestir roupa curta, proibido cortar o cabelo, proibido usar jóias.Vou nada! Hoje já é diferente, principalmente os jovens hoje já falam uns pra os outros: Cara, vamos ser crente da igreja tal, lá, o pastor deixa agente usar tudo, ele deixa até nós cantar em cima do pulpito de cabelos cumpridos e brincos maneiro; olha nem precisa tirar o piercing do nariz porque o pastor não chia. Lá é massa demais, tem balada nigth gospel, rawe gospel; samba, axé, pagode, pancadão de baile funk aos sábados; o pastor colocou até jogo de luz colorida na igreja e a fumacinha ungida que soltam no meio da galera. Cara é loucura demais ser crente! pura unção! Muitos interpretam isso como livre-arbítrio. Será se Deus se agrada com esse tipo de concepção?
Caros leitores, Como devemos conciliar esse direito com a vontade divina? Para isso, devemos descobrir, entender a vontade de Deus. A vontade de Deus tem dois aspectos: permissiva e diretiva. Vamos conciliar o livre-arbítrio com a vontade permissiva divina: Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. O que faz dele um ser moralmente semelhante ao criador, é justamente a capacidade para fazer sua próprias "escolhas"; inclusive aquelas que não estão de acordo com a vontade de Deus. Deus não queria de forma alguma que Adão pecasse, desobedecendo a Deus e comer do fruto proibido; mas ele tinha o livre-arbítrio e escolheu aquilo que era contra a vontade de Deus. Porém o eterno tem o poder para impedir que o homem faça o mal ou bem, entretanto, lhe dá o direito de escolha. Deus respeita o nosso direito de escolha mesmo ele tendo o poder de impedir; a soberania de Deus e a onipotência dele não violam o nosso livre-arbítrio. Em relação a Salvação, deus já sabem quem são os seus e que não são, mas ele não interfere em nada nesta decisão, é direito nosso.

A vontade de Deus é que todos os homens se salvem e venha ao conhecimento da verdade, mas ninguém é obrigado a obter a salvação, podendo muito bem, assim, rejeitar o próprio Deus e a sua salvação ( Js 24.15 ) ( Is 1.19) ( Dt 30.19 ).

Vamos conciliar o livre-arbítrio com a vontade diretiva e predestinação: Essa vontade diretiva divina opera em conformidade com a sabedoria e soberania de Deus. Deus tem todo o poder supremo de manter no controle o universo inteiro de acordo com seus perfeitos propósitos ( Sl 33.11) (At 2.23 ) ( Ef. 1.3-11 ). Deus já tem planejado tudo o que pode ocorrer daqui a uns cem milhões de anos a frente.

_____________//_____________
Eu sou Deus; também de hoje em diante,
eu o sou; e ninguém há que possa fazer
escapar das minhas mãos; operando
eu, quem impedirá? ( Is 43.13 ).
_____________//_____________

Nada pode escapar da vontade predestinada, diretiva de Deus. Deus maravilhoso esse que faz algo tão confrontadamente de se imaginar. Temos o direito de escolha, vontade própria; mas Deus já sabe muito, mas muito antes o que vamos escolher e fazer. Deus nos preparou para viver eternamente. Jesus enfatizou o termo de que muitos estão predestinados ao lago de fogo eterno ( Mt 25.41 ) que foi preparado apenas para o diabo e seus anjos, mas essa escolha não é de Deus, e sim da própria vontade do homem ir para o inferno final. Tanto que o evangelho está sendo pregado a todos de diversas forma, Tv, rádio, internet, igrejas... Mas é escolha do homem não aceitar a salvação e ter consciência de que seu destino final é o lago de fogo eterno. E os que querem ser predestinados a terem a vida eterna ao lado de Jesus Cristo, é necessário que devemos crer no evangelho afim de sermos eleito para tal predestinação.

O livre-arbítrio é uma de Deus demonstrar o seu grande amor por nós, assim nos colocando direito de escolha entre o sangue de Cristo e o fogo. Antes de nos criar ele já havia predestinado todas as dificuldades que nós haveríamos de passar, e o livre-arbítrio é uma ferramenta (direito) que Deus nos deu para que nós mesmo fôssemos conduzidos para seu reino celestial eterno ( Jd 24 ).

Neymarques Feitosa.

[Aux. Revista EBD 4° trimestre 2008- CPAD]

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!