SANTIDADE, PORQUE UZÁ MORREU E EMOcidade + JESUS




"Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de
Abinadabe, guiavam o carro novo. Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com
harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus. E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar, Pérez-Uzá, até o dia de hoje"
(2 Sm 6.3-8).

Essa história pode parecer triste mas muito triste. Muitos ateus (atôa) pegam essa história e querendo justificar a "severidade" de um "deus" que pra eles não existe, dizendo, sem um pingo de conhecimento sobre o próprio Deus Todo-Poderoso, que ele é mal, severo, que deixa as crianças da África morrer de fome e sem miséricórdia.

Esse fato aconteceu para servir de exemplo a todos que Deus é fiel, sim fiel, fiel a sua palavra verdadeira e de que não volta atrás. Deus determinou; DEUS havia advertido que a ARCA deveria ser transportada SOMENTE PELOS LEVITAS, por isso determinou que se fizessem LONGAS ASTES que passariam por dentro de ARGOLAS, para carregá-la sobre os OMBROS. "Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel. E os levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelos varais que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor" (1 Cr 15.14-15) Também não era qualquer um que podia entrar na presença de Deus, no Santo dos Santos; somente o sumo sacerdote, puro, sem pecado, sem mácula completamente santo; se entrasse no lugar onde a Arca do Senhor, que representava a presença de Deus, com pecadozinho sequer, morrería.

Também o povo temía por que não podiam chegar perto até do tabernáculo; a Bíblia diz "Todo aquele que se aproximar, sim, todo o que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá [...]" (Nm 17.13). Ora, se ao menos chegar perto do tabernáculo morrería; e também quem chegasse perto da arca em pecado morrería; quanto mais quem ousasse tocar naquilo que representasse a presença do Senhor! Muitos se perguntam, poxa por que Deus matou o coitado do Uzá? Pobre homem, teve intenções tão boa para com a Arca, de não deixar acontecer nenhum dano com ela. Isso, amados leitores, é para termos a noção de quanto Deus é capaz de fazer para cumprir a sua palavra. Porque ele é fiel a sua palavra; grande Deus de palavra é o que nós servimos. Você pode crê na promessa que ele fez para sua vida. Deus é feil, e ele faz de tudo para cumprir a sua palavra, a sua promessa. Ele foi capaz de tirar a vida de um homem que teve boas intenções só para cumprir o que determinara.

Há outras teorias que dizem que Uzá não foi inoscente, e que fez o que fez com soberba:
"Uzá sabia que não poderia tocar na arca, pois ele não era autorizado a fazê-lo.
Então a pergunta: O que ele estava fazendo tão perto da arca?


Além de ter desobedecido, ele queria aparecer! Muito provavelmente estava pensando exatamente que a arca poderia sofrer o que ocorreu e então ele estaria lá para amparar a arca, como se Deus não fosse capaz de proteger a arca, mas ele (Uzá) faria isso, e assim receberia louvores por tê-lo feito!

Deus queria mostrar a Davi e ao povo:

1. Que não deveriam desobedecê-lo!
2. Que a arca era sagrada e deveriam ter o cuidado devido, conforme suas instruções."
(teses de um garoto da internet no site de perguntas e respostas do Yahoo).

Por isso que sempre aqui neste blog eu abordo muito para com detalhes, e digo que Deus sempre se importou com Detalhes, sempre. Muitos hoje em dia pensa que Deus não se importa mais com reverências e santificação; falam sempre sobre amor, que Deus é amor, perdoador e compassivo. Tudo bem Deus é tudo isso, louvo a ele por isso; por isso que vivo a minha vida em santidade e gratidão a ele todos os momentos por que ele me amou e resgatou-me do mundo de horror. Tem um porém; Deus ele é o mesmo e não muda (Ml 3.6). Há jovens que nã gostam do que eu escrevo; por exemplo, o artigo que escrevi dos "emos" causou muita indignação da parte de alguns, dizendo que eu fería a almas deles (coisas de emos ) por causa das crítica que abordava no artigo. Mas temos que entender que tudo que eu digo aqui é baseado na palavra do Senhor Jesus.

Ora, se a Bíblia diz que devemos ser santos em TODA nossa maneira de viver (1 Pe 1.15 ) vamos fazer o que a Bíblia manda, e sabemos que até mesmo no NOVO TESTAMENTO fala sobre santidade, assim como os levitas buscavam se santificar para louvarem a Deus ( 1Cr 15.14 ) no VELHO TESTAMENTO. Devemos pensar em nós e em Jesus antes de fazer algo e pensar: Será que Jesus usaría isso se ele viesse hoje encarnado? Será se Jesus agiría dessa forma? Um emo gosta de pintar suas unhas de preto e merchar sua franja de rosa ou cores esquisitas; a Bíblia diz: Sereis santos, porque eu sou santo ( 1 Pe 1.16); e você acha que Jesus pintaría ou pinta as suas unhas? mercharía seus cabelos brancos como a neve (Ap 1.14) com cores esquisitas ou até mesmo rosa pink? Qual é Jovens! Vamos ser prudentes e verdadeiros Cristãos, vivermos conforme a vontade do Senhor, se é que você quer mesmo ser um VERDADEIRO seguidor e imitador de Jesus. Devemos saber que Deus é o mesmo e não mudou; ele nos ama, porém não tolera a desobediência e a falta de irreverência; sabemos que Deus amava/ama Uzá porque ele ama a todos (1 Jo 4.16), mas não tolerou a irreverência de Uzá por mais inocente que ele foi. E nós não somos inocentes, temos a palavra que nos adverte muito sobre santidade, e muitos estão deixando isso de lado. Tomemos cuidado amados.

Que todos busquem a santificação, pois sem ela é impossível ver a Deus (Hb 14.12).

Que a paz do Senhor esteja com todos.

Neymarques Bezerra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?