O QUE É AVIVAMENTO?

Quando você ouve falar em Avivamento o que você imagina? O que vem à sua cabeça quando se fala a palavra Avivamento? Começamos a imaginar um mover num meio de uma igreja; gente falando em línguas estranhas, outros profetizando, outros marchando, outros se contorcendo, outros caindo cheio do poder, outros correndo e aquele reteté, aquele barulho poderoso e aquela loucura santa.

Já perguntei a várias pessoas, o que elas entendiam por "avivamento"; as respostas foram as citadas acima! Eu já vi vários moveres de "avivamento" na minha igreja, e é uma bênção; pessoas são batizadas com o Espírito Santos e falam em línguas e profetizam (At 19.6), isso é uma maravilha! Sinto-me frustrado com minha igreja, minha denominação; é uma igreja que surgiu de um avivamento ( Avivamento da rua Azusa ) verdadeiro e histórico.

Hoje existem muitos avivamento, mas nada se compara com o avivamento da rua Azusa, onde assistindo um documentário sobre a história dos "100 anos do avivamento da rua Azusa", vi que o avivamento era, pessoas entrarem naquele prédio de cadeiras -de-rodas e saírem andando; os cegos víam; e os surdos ouviam. Existiam depósitos e mais depósitos de muletas e de cadeiras-de-rodas de pessoas que não precisavam mais desses auxílios por que foram verdadeiramente curadas. A minha frustração é, que completo um ano nos caminhos do Senhor Jesus e não vi ainda nenhum cego enchergar, nenhum paralítico andar e nem surdos ouvirem; isso é por que já vi muitos entrarem na minha igreja de cadeiras-de-rodas e saírem do mesmo jeito, entrarem surdo e nem ouvir sequer a palavra; e entrarem cegos e sainda sair usando a sua bengala.

Pesquisando na internet sobre avivamento, vi que os oponentes do avivamento do pentecostalismo não tem boa visão dos avivamentos de hoje e com razão. Vi uma comparação em um dos textos que li, onde comparam a igreja com uma àrvore:

A Igreja do Senhor Jesus pode ser comparada como uma árvore que, aturalmente estando saudável é claro, deve produzir folhas e frutos. Uma árvore que possui só folhas é bonita, produz sombra, chama atenção de todos pela formosura, mas podemos afirmar que está incompleta, pois falta-lhe o fruto, quando chega um vento o barulho que fazem é muito grande.
Por outro lado a árvore que possui apenas os frutos, é desejada pelo seu conteúdo e muitos podem saciar sua fome, no entanto esta árvore não é atraente, pois falta-lhe algo que melhore sua aparência.

Se considerarmos esta analogia entre (árvore e Igreja) e compararmos as folhas com os dons espirituais e os frutos com os frutos espirituais, podemos concluir algumas verdades: Toda Igreja assim como a árvore para ser completa dever ter folhas (dons) e frutos Uma Igreja somente com as folhas, pode ser atraente mas não tem conteúdo, não mata a fome de ninguém, totalmente vulnerável ao vento,
e barulhenta.

Uma Igreja somente com frutos, é saudável, tem conteúdo para saciar a fome, mas não tem beleza e não se movimenta apesar do vento, muito pesada. (Paulo Quentino).

E vemos que realmente está sendo assim, as igrejas estão tendo um avivamento incompleto. Recordo-me de um lindo hino da cantora Shirley Carvalhaes que diz:
____________//____________
Avivamento é poder de Deus,
Avivamento é ver Deus operar,
Avivamento é o paralitico andar,
Avivamento é ver o surdo ouvir
e ver o mudo falar...
____________//____________

Falando de mim mesmo, pelo meu ver; vejo uma igreja avivada, cheia do poder de Deus e dos milagres de Cristo Jesus; uma admiração que eu tenho da denominação Deus é Amor, que compara como a Assembléia de Deus de antigamente. Tem uma perto de minha casa, e vejo milagres acontecerem, enfermos serem curados, profecias; isso é pelo pequeno espaço de tempo em que passo pela frente do pequeno ponto em que ela é localizada. E a qualquer horário em que vc passe por ela e você ver as irmãs e os irmãos, na maior simplicidade,
orando e clamando de joelhos horas e horas, pagando o preço. E hoje nossa denominação está ( não generalizo ) muito relaxada nesses termos. Vaidade entrando demasiadamente, assim vão deixando de lado a importancia dos poderes espirituais e os dons e a presença do Senhor Jesus, para se importarem com a roupa que a outra vai pra igreja, sem importarem com a
coreografia que será apresentada no culto, com quem é que vai cantar, se é o fulano; e esquecem de pagar o preço.

Se é uma fraqueza no pentecostalismo é que deixamos a modernidade ao nosso redor nos expremer no molde dela, quase em oposição a Romanos 12.1-2 sobre como não se conformar em relação a este mundo, mas o mundo de certa forma nos colocou em um modelo e disse: vocês não devem ser assim, não podem ser assim. E como resultado nós abrimos mãos de várias coisas que nos tornaram o movimento que somos.

Veja o que se descreve na internet sobre a designação da rua Azusa:

"Os avivamentos (ou reavivamentos) são acontecimentos, ditos moveres spirituais, em que há a TRASFORMAÇÃO de vidas em número ..."

"Milhares, são atraídos às igrejas, principalmente pentecostais, e SINAIS INCOMUM como batismo no Espírito Santo e CURAS em massa acontecem..."

"Os avivamentos geralmente começam com oração..."

"Um exemplo clássico foi o de William Seymor, iniciante do Avivamento na Rua Azusa em 1905, que orava em torno de sete horas por dia antes do avivamento começar..." http://pt.wikipedia.org/wiki/Avivamento

Enfim, essas sãos as principais Caracteristicas de um verdadeiro avivamento em que abrange não só de uma porta da igreja para dentro, e sim o bairro, a cidade, país e o mundo foi impactado com o avivamento, onde até bares foram fechados:

"diminui-se o número de salão de bailes e bares na região e verifica-se uma significativa baixa dos índices de casualidades imorais e/ou anti-constitucionais são sempre registrados no decorrer e após os avivamentos, revelando que tais eventos trazem, sempre, uma boa consequência para a sociedade, mesmo aquela que não é cristã." Vemos que até os que não eram cristãos foram impactados com o poder do Espírito Santo.

É uma pena que hoje em dia não vemos avivmentos como esse. São tempos que não voltam. As igrejas a cada dia que passam, ficam mais ricas, e esquecem do rico poder do Espírito Santo de Deus. Symor orava sete horas antes de começar um avivamento, e é o que vejo na igrejinha Deus é amor antes de começar um culto
fervoroso e avivado, oram incessantemente. Uma igreja que começou ecentemente e anda em conformidade com o Santo Espírito.

Deixo aqui minha admiração e minha decepção com a atualidade das nossas igrejas. Que nossa igreja busquem o pleno avivamento, o grande poder de cura e de milagres, que possamos fazer a diferença e ser a luz do mundo ( Mt 5.14 ) assim como o movimento da rua Azusa que renderam grandes poderes vindos do céu, com a grande movimentação, não só humana mas, do Espírito Santo operando.


Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Avivamento vai além de milagres, pessoas falando em línguas, profecias ou qlqer coisa do tpo. Avivamento de fato é o mover de Deus, que gera TRANSFORMAÇÃO. Mudança de caráter, da maneira de pensar e agir. Aquele que mentia, para. Aquele que roubava, devolve. Aquele que traia, não mais o faz. Isso sim é o verdadeiro avivamento. Isso sim, tem poder para transformar um país, uma geração e o mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?