MAIS EM RELAÇÃO A DÍZIMOS


Eu fico encabulado, com pessoas que fuzilam as igrejas que tem o hábito de dizimar, refutando-as alegando ser o ato de um preceito da Lei antiga, como se o ato de dizimar fosse uma abominação, e fazendo tal prática perderemos a salvação.
Certo que em Tiago 2.10 diz “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.” Porém, o que acontece é que, se as igrejas que tem a tradição de dizimar vivesse debaixo do estatuto de dizimar, preceito da lei antiga, seriam OBRIGADOS a dizimar. Porém, tendo igrejas que exageram nos apelos aos dízimos, é o que acontece em muitas igrejas, dar a entender que os fiéis são obrigados a entregarem seus dízimos; mas você não é obrigado a dar ou devolver os dízimos a ninguém, não vivemos pelas obras da lei para sermos salvos; não precisamos pagar pra ser salvos, um preço já foi pago.
Como já falei no post antigo DIZIMAR OU NÂO, que a prática nos dias de hoje pode ser vinculada a um voto, sem obrigatoriedade, assim como Abraão e Jacó, que registrados na Bíblia que dizimaram ( Gn 14.20 / Gn 28.22 / Hb 7.6), não vivendo debaixo da lei, e sim da graça, votando ao Senhor e entregaram o dízimo de tudo. Porém, na lei, o que houve em relação aos dízimos, simplesmente foi a constituição da obrigatoriedade dos Dízimos juntamente com uma promessa de grandes bênçãos de Deus para aqueles que dizimavam.
Hoje, sem lei, podemos sim dizimar e ajudar na obra de Deus e na obra missionária, dando de coração e de sua própria vontade, e não obrigado. Muitos podem até falar: Deus não precisa de dinheiro! Que vergonha, ver crentes, que se dizem cristãos dizendo uma falácia dessa. Certo que de Deus pertence todas as riquezas; ele é o dono do ouro, da prata... Mas por que então, quando lemos a Bíblia Deus não mandou do céu o ouro, a prata e o bronze para construir os tabernáculos e os templos? Se Deus não precisa do dinheiro do povo, por que Deus pediu ao povo de Israel uma oferta voluntária de ouro, prata, bronze...(Ex 25.1-3)? Afinal Deus podia muito bem mandar o ouro do céu, as pratas surgirem do nada... em fim.
Lembramos que antes de sair do Egito, os egípcios entregaram para os Israelitas, ouro, prata, bronze, roupas e jóias; e o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios (Ex 12.36). Isso para termos noção de que, tudo que temos não é nosso, e sim do Senhor. Deus é dono do ouro, da prata de todas as riquezas, mas esta está conosco! Tudo que temos foi o Senhor que nos deu. Agora, na hora de contribuir com a obra que ele tem para com a igreja, ficamos repressivos. Inventamos qualquer desculpa para não ajudarmos nas obras do Senhor.
A mais absurda essa de que o dízimo não se deve dar de forma nenhuma, por que é preceito de lei, como se fôssemos dono de alguma coisa. Em 1 Coríntios fala sobre isso claramente: Pois, quem tem diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? Para concluir este pequeno texto: Muitos que se dizem Cristãos, retém o pouco que deveria dar a igreja para ajudar nas obras da casa de Deus, defendendo a repressão com unhas e dentes. Não gostam da idéia de ajudar a obra do Senhor com 10% do que ganha, sendo que vivendo na graça, já não é constituído apenas 10% e sim 100% “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai vende TUDO o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.” (Mt 19.21).
Digo aos opositores do dízimo, que se dizem verdadeiramente cristãos e corretos seguindo na íntegra a lei da graça, refutando o dízimos como preceito antigo: você está disposto, seguindo a lei da graça, a vender TUDO o que tens, e dar aos pobres para ser chamados verdadeiramente de perfeitos? Então deixe quem quizer contribuir com a obra do Senhor, com dízimos, ofertas, TUDO o que tem... Afinal nada do que temos é nosso, e sim do Senhor.
Fiquem na Paz de Cristo Jesus.
Neymarques Feitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?