MAIS EM RELAÇÃO A DÍZIMOS


Eu fico encabulado, com pessoas que fuzilam as igrejas que tem o hábito de dizimar, refutando-as alegando ser o ato de um preceito da Lei antiga, como se o ato de dizimar fosse uma abominação, e fazendo tal prática perderemos a salvação.
Certo que em Tiago 2.10 diz “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.” Porém, o que acontece é que, se as igrejas que tem a tradição de dizimar vivesse debaixo do estatuto de dizimar, preceito da lei antiga, seriam OBRIGADOS a dizimar. Porém, tendo igrejas que exageram nos apelos aos dízimos, é o que acontece em muitas igrejas, dar a entender que os fiéis são obrigados a entregarem seus dízimos; mas você não é obrigado a dar ou devolver os dízimos a ninguém, não vivemos pelas obras da lei para sermos salvos; não precisamos pagar pra ser salvos, um preço já foi pago.
Como já falei no post antigo DIZIMAR OU NÂO, que a prática nos dias de hoje pode ser vinculada a um voto, sem obrigatoriedade, assim como Abraão e Jacó, que registrados na Bíblia que dizimaram ( Gn 14.20 / Gn 28.22 / Hb 7.6), não vivendo debaixo da lei, e sim da graça, votando ao Senhor e entregaram o dízimo de tudo. Porém, na lei, o que houve em relação aos dízimos, simplesmente foi a constituição da obrigatoriedade dos Dízimos juntamente com uma promessa de grandes bênçãos de Deus para aqueles que dizimavam.
Hoje, sem lei, podemos sim dizimar e ajudar na obra de Deus e na obra missionária, dando de coração e de sua própria vontade, e não obrigado. Muitos podem até falar: Deus não precisa de dinheiro! Que vergonha, ver crentes, que se dizem cristãos dizendo uma falácia dessa. Certo que de Deus pertence todas as riquezas; ele é o dono do ouro, da prata... Mas por que então, quando lemos a Bíblia Deus não mandou do céu o ouro, a prata e o bronze para construir os tabernáculos e os templos? Se Deus não precisa do dinheiro do povo, por que Deus pediu ao povo de Israel uma oferta voluntária de ouro, prata, bronze...(Ex 25.1-3)? Afinal Deus podia muito bem mandar o ouro do céu, as pratas surgirem do nada... em fim.
Lembramos que antes de sair do Egito, os egípcios entregaram para os Israelitas, ouro, prata, bronze, roupas e jóias; e o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios (Ex 12.36). Isso para termos noção de que, tudo que temos não é nosso, e sim do Senhor. Deus é dono do ouro, da prata de todas as riquezas, mas esta está conosco! Tudo que temos foi o Senhor que nos deu. Agora, na hora de contribuir com a obra que ele tem para com a igreja, ficamos repressivos. Inventamos qualquer desculpa para não ajudarmos nas obras do Senhor.
A mais absurda essa de que o dízimo não se deve dar de forma nenhuma, por que é preceito de lei, como se fôssemos dono de alguma coisa. Em 1 Coríntios fala sobre isso claramente: Pois, quem tem diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? Para concluir este pequeno texto: Muitos que se dizem Cristãos, retém o pouco que deveria dar a igreja para ajudar nas obras da casa de Deus, defendendo a repressão com unhas e dentes. Não gostam da idéia de ajudar a obra do Senhor com 10% do que ganha, sendo que vivendo na graça, já não é constituído apenas 10% e sim 100% “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai vende TUDO o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.” (Mt 19.21).
Digo aos opositores do dízimo, que se dizem verdadeiramente cristãos e corretos seguindo na íntegra a lei da graça, refutando o dízimos como preceito antigo: você está disposto, seguindo a lei da graça, a vender TUDO o que tens, e dar aos pobres para ser chamados verdadeiramente de perfeitos? Então deixe quem quizer contribuir com a obra do Senhor, com dízimos, ofertas, TUDO o que tem... Afinal nada do que temos é nosso, e sim do Senhor.
Fiquem na Paz de Cristo Jesus.
Neymarques Feitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MASTURBAÇÃO FEMININA

POR QUE NÓS CRISTÃOS DEVEMOS SER DIFERENTES?

COMO ASSIM OS TÍMIDOS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS?