AFINAL, DE QUEM É A CULPA?



Desde a criação, nunca jamais o homem assume seus erros, suas culpas, querendo assim jogar a culpa no primeiro que aparecer por aí. Prova disso encontramos o tal egoísmo humano desde a história do primeiro homem que veio ao mundo.

Adão, homem perfeito, dominador de todos os animais, amigo íntimo de Deus, onde Deus gostava muito de passar as tardes passeando com ele pelo jardim e conversando com o tal homem. Uma mulher maravilhosa e perfeita, imagino eu, beleza, ajudadora em tudo, companheira... Com a consciência fixa em não desobedecer a Deus, sendo avisados muito por isso. Foi induzida a mulher a comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, o fruto proibido, mas mesmo sabendo que era errado, um pecado, e consciente das conseqüências a sofrer por tal ato "Respondeu a mulher à serpente:[...] [...]disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais." (Gn 3.3-4) Não hesitou em ir em frente, precipitando no erro, e ainda assim, levar seu marido ao mesmo erro. Adão também como a mulher não teve medo em comer do tal fruto e o fez consciente.

Errar é do Ser humano, não assumir seus erros também é do ser humano. Nesta história de Adão e Eva, os pecadores e violadores, e os que sofreram as conseqüências dos erros deles mesmo foram eles mesmo. Mas os culpados não foram eles. "Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi." (Gn 3.12) "Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi." (Gn 3.13). Pelo que vimos, Adão jogou a culpa toda em cima de Eva e de Deus, e Eva culpou a serpente, ou o diabo, como queiram. O trato de Adão e Eva e Deus foram somente entre eles e ninguém mais. Tudo dependia da obediência deles, sem inclusão de terceiros (diabo, demônio, capeta).

Todas as conseqüências que sofremos, ou pagamos, não resultam nada mais e nada menos do que nós mesmo fazemos e escolhemos fazer. Certas coisas que pagamos, e temos consciência que são conseqüência de erros, desobediência nossas não tem nada haver com terceiros.

Vemos pregadores triunfalistas, aqueles que fazem uma ministração da palavra, não da Palavra de Deus e sim da palavra de auto-ajuda, dizendo que não temos culpas das consequências que sofremos, e sim o diabo. "Cai por terra agora Satanaás!", " ô Capeta!", "Diabo, deixa esse corpo que não te pertence!" e por aí vai... Nos dando a alusão de que somos santos, quietos no nosso canto e que o desavergonhado do Diabo que vem e faz tudo isso com agente. Dando a alusão de que o culpado de toda as desgraças que acontece na vida do ser humano o culpado foi o Diabo.

Queremos jogar as nossas culpas, os nossos erros no diabo. Mas o inimigo, é dado com um instrumento de Deus, criado pelo próprio Deus, para levar atona os que obedecem a Deus (ou ao Diabo) ou não.

Colocar a culpa de nossos erros nos outros, isso é um problema para a própria pessoa que comete o erro e o ato de se livrar, de não ser responsável pelas consequência de seus atos. Um fator bem comum acerca disto são a dos homossexuais. Muitos homossexuais dizem que já nasceram homossexual, e depois dizem que a homossexualismo é uma opção e pronto, se contradizendo e sem entender realmente o que seja isso.

Acontece que uma pessoa não nasce homossexual, porque pela própria Bíblia o homossexualismo é considerado um pecado, e creio eu que Deus não permitiria que uma criança inocente já sairia da barriga de sua mãe em pecado. Isso vem sendo esculpido com o tempo, com a forma e as condições em que o ser humano vem sendo educado. Para não terem o consentimento de consciência pesada por estar pecando ou fazendo algo errado, a maioria dos homossexuais jogam toda a culpa de seus próprios erros em Deus, dizendo que Deus já fizeram eles assim, em pecado, com sentimentos perversos de conviver no erro e no engano.

A televisão está aí mostrando tudo que não presta, tudo de ruim, ensinando os adolescentes a serem rebeldes, liberais, desrespeitar os pais, dar legalidade ao homossexualismo, as drogas e a prostituição e muito mais... Isso significa que o inimigo (a serpente) está aí a solta pelo jardim (o mundo) fazendo seu trabalho de influenciar as pessoas ao erro, afinal "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno." (1Jo 5.19). Isso não significa que iremos aderir as coisas do inimigo, tanto é que temos força, pudor e conhecimento do bem e do mal para recusar as propostas feitas pela serpente maldita.

Se caso você for influenciado a fazer algo errado, e pagar o preço por isso, não significa que você jogue a culpa em cima de quem te influenciou, pois o ato do erro quem cometeu foi você, pelas suas próprias mãos. A Bíblia sagrada nos mostra tudo que é bom, e as consequencias das coisas erradas, ele nos deixa a par de tudo, e lendo-a diariamente vamos reconhecer verdadeiramente os preceitos de Deus para nós, que são bons. Deus ele sempre nos deixou a par de tudo, vemos isso desde o começo, na história de Adão e Eva mesmo: Deus fez o homem, deu ordens e limites a ele, e deixou claro as consequencias, do que ía acontecer com ele se ele o desobedecesse (a morte). A Bíblia, a Palavra é Assim, nos deixa a par de tudo, nos dar ordenanças, e nos deixa claro as consequencias do que acontece quando a gente desobedece os preceitos maravilhosos de Deus.

Sobre a influência e a culpas que jogamos para os influentes vemos bem claro em Salmos 1 . e endiante...: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Isso é maravilhoso, Deus nos diz que não é bom que andemos em más companhias, nem ouvindo conselhos de pessoas que não querem nada com Deus. Mas isso não significa que amigos do mundo, pessoas do mundo, possa nos influenciar.

Um exemplo bem legal é o do próprio Jesus. Ele se assentava com pecadores: " Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos." (Mt 9.10) E os fariseus querendo achar um vacilo em Cristo, para acusar de um pecadinho que seja, começaram a expor que Jesus poderia ser um pecador simplesmente por estar entre eles: " E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores?" (Mt 9.11) Aí mais a adiante você ver Jesus dando uma resposta maravilhosa.

O Diabo está por aí para influenciar mesmo as pessoas no erro, e não foi diferente até mesmo com o próprio Cristo Jesus, onde sabemos da passagem da tentação de Jesus em Mateus 4.1-11. Nem por isso Jesus cedeu, passou pela tentação como um homem comum, mostrando assim que também podemos resistir ao diabo. A Bíblia diz: "...resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4.7) e foi justamente isso que ocorreu com Cristo, ele resistiu, tanto é que o Diabo foi embora " Então o Diabo o deixou" (Mt 4.11).

Para concluir, devemos reconhecer os nossos erros para sermos perdoados, não jogando a culpa nos outros, ou até mesmo em Deus. A nossa culpa Jesus já carregou todas eles nas costas, e cravou-as no calvário. Agora assumamos os nossos erros, e pedirmos perdão a Cristo: "Senhor, errei, mas tu sabes que eu não quero errar mais, me ajuda me dando forças, coragem e vigor para seguir em frente." Não fiquemos envergonhados de Jesus quando errarmos, que reconheçamos, e depois disto não pequemos mais. Fugir da aparência do mal, e quando não der, e vacilar e errar, seja muito homem, ou mulher ou digno de reconhecer seus erros e os leva-los para cruz, e receber o perdão e o alívio que Jesus tem para todos nós (Mt 11.28). O diabo está fazendo a parte dele, o mundo já é dele, e não somos deste mundo, não nos apegamos a ele, e é isso que a Bíblia sempre nos alerta.

Com a paz de Cristo

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. É fato que existem pessoas que tudo que acontecem de ruim coloca a culpa no diabo!!
    Come demais no almoço e quando a barriga dói, fica tentando repreender o "espírito mal da enfermidade" e vai até receber unção por estar sentido muita dor no estômago! Não devemos confundir as coisas... Se tentarmos enganar a Deus falando que isso ou aquilo, já nasceu em nosso caráter, é nato de nós, estaremos enganando a nós mesmos! Porque a bíblia diz que Jesus tem poder para mudar, transformar, restaurar, tudo que está ruim na nossa vida, tudo que é difícil em nosso caráter... Eu tenho meus defeitos e sempre que oro eu choro, e peço para Deus mudar algumas coisas em mim, para que eu venha ser uma moça, uma mulher virtuosa segundo a vontade de Deus e provérbios 31. Tem muitas coisas que nós devemos assumir, não colocar a culpa no próximo, nem no encardido capeta, mas devemos pedir que Jesus nos transforme segundo a sua vontade. Amém!

    Paz.

    LAIS-PR

    ResponderExcluir
  2. Deus é soberano em tudo que faz,Deus é amor e bondade infelizmente nossos antepassados não perceberam isso ,espero que eles fossem perdoados é dificil admitir a culpa quando erramos,mas quando tentamos corrigir o erro tudo se renova,Parabéns pelo blog que Deus continue te abençoando e trazendo toda essa sabedoria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?