ORAÇÃO EM PENSAMENTO. FUNCIONA?


Bom, ouvimos muitas pessoas terem o maior cuidado no que se tange á oração e o poder limitado de Satanás não ter o conhecimento do que se passa em nossa mente. Não vemos na Bíblia, claro, que o inimigo de nossas almas tenha onisciência. Onisciência é: Onisciência é a capacidade de saber tudo infinitamente (ad infinitum), incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Sendo assim, sabemos que o inimigo (que claro, ele fica ao nosso derredor como um leão querendo nos tragar, tentando absorver tudo sobre nós, para usar contra nós mesmo, afim de nos derrubar dos caminhos do Senhor) faz de tudo, procurando brechas para nos tragar. Mas temos uma vantagem, pensar, e o inimigo não lê nossos pensamentos. Isso é fato. Mas o que me intriga é como o ser humano, alguém queira enganar o inimigo de nossas almas com essa de que maquina coisas na mente sem que ele saiba. Existem psicólogos que descobrem coisas íntimas de pessoas por uma simples e informal expressão. Se uma pessoa que surgiu agora, nasceu nesta era, se formou em psicologia, e pode ter esse privilégio de discernir o que uma outra pessoa sente, o que ela está passando, o porque de certas atitudes e pra onde vai tanta bandeira que o ser humano dar, por simples gestos; imagine o inimigo de nossas almas, que analisa o ser humano desde o primeiro home e a primeira mulher criados desde o princípio?

Lendo um livro de psicologia, desses simples mesmo que vendem em bancas de revistas de praças públicas, pude constatar que pequenos gestos quer dizer muitas coisas. Ressaltando uma delas é o fato da pessoa se sentir insegura em uma conversa, na qual põe em prática determinadas atitudes como cruzar os braços, colocar uma caneta na boca, cruzar as pernas... em fim. Em pequenas atitudes do ser humano, outro ser humano pode descobrir o que está se passando com o outro. Imagine Satanás, que mexe com seres humanos a muito tempo, e sabe tudo sobre eles, tudo sobre as coisas do mundo, inclusive a Bíblia toda; mas com limitações; não vai ele entender de comportamentos humanos?

Não é possível esconder seus sentimentos de Satanás. Medo, angustia, fraqueza, desanimo... Tudo isso Satanás é inteligente o suficiente para discernir; ainda mais em uma oração em pensamento, onde você pensa que só Deus está captando a vossa mensagem.

ORAÇÃO é o início do título deste artigo. A palavra Oração pode ser considerada, agregada, juntada com a idéia de orar em pensamento? Bom! Podemos ver orações de diversas maneiras na Bíblia: De joelhos (1 Reis 8:54), (Esdras 9:5), (Daniel 6:10), (Lucas 22:41), (Marcos 1:40), (Atos 7:60), (Atos 9:40), (Atos 20:36), (Efésios 3:14); Deus também ouve a oração em pé: (Lucas 18:13); Deus também ouve quem ora deitado: (Isaías 38:2) com respostas (Isaías 38:5).

Há quem diga que o significado da palavra ORAÇÃO vem de uma composição de dois verbos:

ORAR ( oral - boca - falar - fazer um discurso) + AÇÃO ( agir ) = ORAÇÃO

Significa que orar só é uma oração, oração mesmo, quando esta vem da ação.

Mas podem dizer: "Oração em mente é uma ação, a mente por sinal está agindo". Certo! Mas uma oração em pensamento não passa de apenas pensamentos e nada mais. Sonhos são apenas sonhos, só viram realidade quando os são tornados reais. Tudo que vamos falar, expor pra fora os sentimentos, pensamos muito bem antes de falar ou agir. Você não diz algo sem que antes seu cérebro aprove o que você vai fazer ou não. Tanto é que existem muitas coisas que só funcionam quando é falado.

Existem 4 coisas no ser humano que só nós temos: AsDIGITAIS: ninguém tem digitais iguais as suas, tanto é que muitas coisas só funcionam se tiver sua digital, na qual serve até como assinatura para quem é analfabeto;nenhum negócio, nenhuma conta, nenhum contrato é aberto ou encerrado pra você se não tiver sua digital nos bancos de dados.
A ÍRIS: Ninguém tem a íris, as cores e a pigmentação dos olhos iguais os seus. Só você tem o formato próprio da sua íris.
A FACE: Muito usado este método na definição dos traços do rosto de uma pessoa e é usada como identificação. Só você tem seu rosto, pode ter pessoas com rosto parecido com o seu, mas igual, não.
E finalmente a VOZ: A sua voz é única, não tem ninguém com a voz igual a sua, pode ter pessoas com voz parecida. Há processos de identificações avançadas, como podemos ver até em filmes, pessoas usando sua voz como chave de segurança, identificação e tudo mais.

Onde eu quero chegar com isso? Há coisas que para serem executadas, precisam de suas mãos (onde estão as digitais). Identificador muito raro mas já está a tona, que é o identificador de leitura de íris, face e por fim a voz. No mundo espiritual não é diferente. Há deterinadas coisas que só acontecem se você impor as mãos: Para abençoar (Mc 10.16); curar (Mc 16.18); batismo no Espírito Santo (At 8.17)... Em fim. Há propósitos realizados, e tratos entram em vigor se você falar (At 18.9), clamar (Sl 18.6) determinar (Jó 22.28), confessar (Mt10.32) (Rm 10.9)...

Em Romanos 10 e verso 9, Paulo é bem claro que não basta termos a intenção e sim agirmos. " Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo" Muitas pessoas dizem: "Eu sou salva" ou "tenho Jesus no coração" Mas nunca confessaram a Jesus para obter a salvação. Tão tal que a Bíblia diz, só é Salvo quem confessa. Melhor ainda: "Quem crer e for batizado será salvo" (Mc16.16). Hoje em dia pessoas não querem muito saber de se batizarem. Mas Jesus foi claro: "Como prova de que são realmente meus filhos e que querem realmente ser salvos, que creiam em mim e se batizem..." Por aí. Porque na época em que começou o cristianismo, as pessoas hesitavam em ser cristãos, por causa da perseguição. Ser cristão só no pensamento e na intenção não era necessário, tinha que haver uma prova pra isso, o batismo. Não sei porque a idéia da salvação só ser válida com a crença e o batismo, hoje em dia, acabou.

Jesus diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mc 14.38). Para ter uma oração bem sucedida e uma oração na qual Satanás não tenha o que tirar proveito da tal é aquela cuja chave, então, é viver uma vida íntegra, cheia do Espírito e confiar no poder soberano de Deus. Com isso, o inimigo de nossas almas não tem com o que nos acusar ou usar nada do que falamos com Deus, contra nós mesmo.

Então, não há nada na Bíblia que diga que Satanás pode ler nossos pensamentos. O inimigo de nossas almas ou os demônios tem sim o poder de ouvir o que dissemos, e o poder de discernir o que estamos sentindo. Pelo simples fato de Satanás e seus anjos serem bons psicólogos, para descobrir muitas coisas em seu favor por ter experiências em comportamentos humanos.

Mas não devemos nos preocupar com isso. Devemos nos achegar com muita confiança diante da presença, na sala do trono do Senhor para fazermos nossas petições, chorar, clamar, gritar, nos quebrantar diante dele. Pois não vemos em nenhum lugar da Bíblia ninguém se preocupando acerca de orar em pensamento. Davi por exemplo clamava ao Senhor e no livro dos Salmos há várias alusões a oração em alta voz (Sl 4.1 ; 20.9 ; 22.5 ; 57.2 ; 69.3 ; 102.2 ; 107.13). e em toda a Bíblia, muitas referencias a respeito de clamores, oração em alta voz, gritos e nada a respeito de oração em pensamento por receio de que Satanás ou demônios possam escutar.

Como falei e irei repetir para finalizar é: Quando estamos com nossa vida reta diante de Deus, vivendo na justiça e na honestidade divina, não devemos ter medo de nada, principalmente de falar, conversar, dialogar com nosso Senhor Deus. Vivendo assim, não tem do porque o inimigo usar nossas orações contra nós. Satanás tem que ouvir mesmo o nosso clamor a Deus, a nossa oração, o nosso diálogo sempre, diariamente, a todo momento para que ele saiba que vivemos em comunhão com nosso Senhor Jesus. Sendo assim, é raro ele conseguir algo contra um servo ou uma serva de oração.

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Naymarques paz em Cristo, fiquei muito feliz em vc seguir o Iconoclastas, estou retribuindo o favor.

    Gostei de mais do seu blog, meu parabéns..

    ResponderExcluir
  2. Eu estava mesmo em dúvida de orar em voz alta ou no pensamento..obrigada por mim enforma..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?