OS CULTOS DA MOCIDADE !


Neste artigo vou parecer meio conservador, pois vou falar de uma realidade que está ocorrendo dentro das igrejas Assembléia de Deus, no que se diz do fato de culto de sábado ou culto da mocidade. Sábado é o dia quem a maioria dos ministérios das igrejas adotam para ser o culto voltado para os jovens onde os jovens são livre para pular, dançar, bater-palmas e adorar a Deus sem precisar se enquadram em um sistema de protocolos que as igrejas tem.
Sou um jovem assembleiano, concordo com todas as doutrinas que a denonominação impõe e sigo na íntegra todos os quesitos requeridos pelo sistema da denominação. As doutrinas devem partir da Bíblia, mas com um cuidado para não misturar preceitos antigos e preceitos da graça, como muitas seitas fazem hoje. Certo que, como qualquer igreja e na igreja são formadas por seres humanos, falhos e errôneos, a denominação assembleiana (que se tornará centenária daqui a alguns dias) também tem seus erros e falhas nas questões preceituarias bíblicas.
Por ser ssembleiano, eu não vou bater na mesa e dizer que só a assembléia de Deus é a correta e a única verdadeira, como certas seitas que puxam a gola da camisa como sinal de soberba e dizem: “Só nós”. A Bíblia garante: “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Rm 10.9). Mas Jesus também adverte que para obter a salvação não é fácil: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. (Mt 16.24-25). A nossa cruz é seguir os preceitos que Jesus nos impõe para uma vida santificada e pura diante dele, pois ele não suporta a falta de santidade, pois sabemos que pessoas que não querem saber de santificação ele não quer nem ver: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Voltando ao assunto relacionado aos cultos de jovens. Eu estava no culto de jovens neste ultimo sábado, e a quantidade de jovens encontrados ali era terrivelmente baixa; apenas 11 jovens, dois instrumentistas três levitas e os demais nos bancos assistindo o culto e adorando a Deus. Mas isso não ocorre só na minha congregação. Vemos como estão esquecidos os cultos de jovens na maioria das igrejas assembléia de Deus; não todas, pois sei que existem ministérios mais “renovador”, como dizem, e dever ser uma bênção com tantos jovens reunidos. Na minha congregação, muitos jovens saíram de mudança para outras denominações, e outros gostariam de ir pra tais igrejas que abriram em nosso bairro, porque elas são mais liberais.
Nessas igrejas que abriram em nosso bairro aqui, são muito legais; nos cultos de sábado a igreja é lotada de jovens, muito pulo, muita dança, muito grito, muita extravagância... Decidi um dia ver um culto desses, conhecer o que atrai tantos jovens assim para dentro de uma igreja. Descobri, não estava dentro de uma igreja, dizia eu; estou dentro de uma boate, pois os jovens tiraram os bancos do pátio da igreja para os lados e apagaram as luzes e ligaram jogos de luzes, aqueles que tem em boates; o resto não preciso nem dizer, pois se eu contar detalhes, parecerei um chato retrógrado.
A minha intenção neste artigo não é acusar denominação tal por ser assim, parecida com o mundo, e nem puxar sardinha pra lata da denominação em que eu sou membro, pois em nenhum artigo deste blog fiz isso.
Meu líder de mocidade que estava pregando no ultimo culto, e dizia muito triste que iria entregar o cargo de líder de mocidade, pois não sabia o que estava acontecendo e colocava culpa em si mesmo achando que estava deixando muito a desejar, para os jovens não irem para o culto da mocidade. Minha congregação tem muitos jovens, graças a Deus, mas os que vão para os cultos são pouquíssimos. E na pregação ele coma voz muito triste falou essas coisas, indagando o porque que ocorre isso.
Quando ele terminou de pregar ele me convidou pra louvar, mas quando peguei o microfone, feliz e cheio da alegria do Espírito Santo eu olhei pra ele e disse: “Eu estou muito feliz, muito contente e uma alegria imensa toma conta de mim; pois estou aqui neste culto, louvando, adorando e engrandecendo o nome do Senhor. Grato sou porque Deus me colocou no meio de poucos e não de muito; sou colocado no meio das qualidades e não de quantidades. A Bíblia mesmo menciona que MUITOS são chamados, porém POUCOS os ESCOLHIDOS” (Mt 22.14)
Na realidade são poucos os jovens que querem adorar a Deus em espírito e em verdade, não em carnalidade, em vaidade e nem em modismos; há muitas igrejas da moda, e muitos evangelhos da moda, evangelhos novos, onde apresentam um “cristo novo” que não se preocupa com a santidade, que acha legal fazer tatuagens, que promove festas raves góspel, criou o rock and rol, que aceita a prostituição e coisas que não prefiro proferir além.
O mundo atrai os que são do mundo, mas a Palavra que é luz atrai os que querem ser iluminados para serem filhos da luz, tornando-se luz do mundo. São pouquíssimos os que levam o evangelho do Senhor a sério, não conhecendo o Senhor Deus que gosta de implicar com detalhes, e que ele nunca mudou nem mudará e sempre será um Deus zeloso e Santo para toda a eternidade. Que venhamos a buscar mais a santidade, lendo a Palavra que é o preceito maravilhoso de santidade, e nos achegar a ele, porque a vinda do Senhor Jesus está próxima.
Em Cristo Senhor, o verdadeiro Deus.
Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Quero lhe perguntar onde que está escrito na bíblia que não pode fazer tatuagem? onde está escrito o ritmo, ou o gênero de musica que Deus que agrada a Deus? E antes de julgar essas igrejas falando que eles não falam de santidade, procura visitar elas, e ver o que realmente pregam, para depois juga-las.

    ResponderExcluir
  2. Resposta ao anônimo – Parte 1
    Anônimo...
    Quero com minhas considerações (não muito breves), tentar responder seus questionamentos...
    Primeiramente gostaria de dizer que vou dar minha opinião baseada na bíblia, ok? Digo isso para os devidos fins de você dizer que estou te julgando. Porque o que tenho percebido em muitos comentários de pessoas nos blogs “por ai” que quando certo cristão, expressa sua idéia de acordo com a bíblia e esta fere algum desavisado (desinformado das Escrituras), já é um prato cheio para já usar o clichê que não devemos julgar, que devemos amar, pregar o amor, que Deus é amor, que tudo deve partir do coração, que tudo é para glória de Deus. Sabe o que eu penso de tudo isso? No dia do julgamento quando esses adeptos a esse Deus só de amor (esquecendo da justiça) ficar diante de Todo-Poderoso, vão franzir a testa e fazer uma cara de piedade, quando vê-lo em sua terrível ira, contra toda impiedade e iniqüidade deste mundo... Dizendo - Oh Deus não sabia que você era tão terrível assim!
    Lembre-se: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7.21)
    Não fugindo do assunto. Vou comentar sobre seu terceiro argumento. [...] E antes de julgar essas igrejas falando que eles não falam de santidade, procura visitar elas, e ver o que realmente pregam, para depois julgá-las.
    Sabia que a bíblia nos dá o direito de julgar? Não um julgamento calunioso, mas um julgamento segundo a reta justiça. (João 7.24). De acordo com a bíblia devemos julgar tudo e reter o que é bom.
    Anônimo se você leu o texto inteiro acima, não precisará visitar uma igreja desta, para que possa descobrir se ela fala de santidade. Claro que não fala! Está obvio! Jamais uma igreja que prega a santidade de Cristo pega esses rumos, desculpa, mas essa santidade deturpada, secularizada, que vale tudo, aceita tudo não existe nos 66 livros da minha bíblia. Medite, (1 Pedro 1.16)

    ResponderExcluir
  3. Resposta ao anônimo – Parte 2
    Sobre os ritmos e gêneros de música, se faz muita polêmica em torno do assunto, a defesa dos simpatizantes é que todos os ritmos foram criados por Deus, e devem ser usados para glorificá-lo. Na bíblia não tem nem um mandamento escrito, que não devemos ouvir determinado ritmo, contudo a bíblia não é feita somente de mandamentos, mas de princípios, e estes também servem para nos guiar, para uma vida santa... Aqui caberia o versículo já citado: julgai tudo e retende o que é bom. A verdade é que todos os ritmos (música) têm uma história atrás de si, um estilo e uma filosofia de vida, que não está de acordo com as Escrituras, mas os defensores dessa onda do “vale tudo” apóiam isso, porque são crentes (??) mundanos, que não tiveram seu caráter e suas vontades totalmente transformadas por Jesus. Procure conhecer a história desses ritmos, será que realmente foram criados por Deus? Ou por um “deus” travestido de “luz” que quer ver as igrejas cada dia mais mundanas e corrompidas? O rock, e o rock pesado têm muita influência de satanismo, o funk é conhecido pela sua forma depravada e devassa de apologia ao sexo, o rap também tem suas origens não bíblicas. Então será que é da vontade de Deus, que o cristão pegue essas porcarias mundanas e traga para dentro de suas igrejas, com o nome de “gospel” “evangélico” com a desculpa que é para adorar a Deus? Até mesmo sabendo que esses ritmos, principalmente o funk não é bem visto por muitos no meio secular. Levando em consideração todo o escândalo e a frieza que essa musica light traz a igreja, ainda é necessário um mandamento específico para isso? “Não ouviras rock.” “Não ouviras funk.”
    Lembra desses princípios...

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (I Coríntios 6.12)

    Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo. (Mateus 18.7)
    Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4.8)
    Será que determinadas músicas e ritmos passam pelo crivo da santidade de Deus? Será que o rock, funk é tão de boa fama assim? Para ser incorporado na nossa adoração a Deus? Traz alguma edificação? Ouvindo funk “gospel” você tem vontade de mexer o corpo ou adorar a Deus? Rock da espaço para você meditar nas coisas de Deus?

    ResponderExcluir
  4. Resposta ao anônimo – Parte 3

    Olha se você sente a presença de Deus (Deus?) ouvindo isso aqui anônimo... (e etc.)
    http://www.youtube.com/watch?v=ktIaEh3IBV0&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=Saevfwl17w0
    http://www.youtube.com/watch?v=fPzoDeJKNrA
    ... Sinto em dizer, que sua conversão é falha, você está precisando ter seus gostos regenerados e transformados. Assim como os “adoradores” citados acima. Que condizem bem com o nome que alguns se intitulam: adoradores extravagantes, que significa (esquisito, excêntrico, libertino, que se desvia das normas usuais do bom senso). Faz juz ao título. Porque um crente verdadeiro tem seus desejos transformados! E quanto à tatuagem, também não tem um mandamento específico, “não farás tatuagem”. Mas não deixa de ter princípios como estes...
    Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo.
    (1 Coríntios 6.19)
    Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. (Levítico 19.28)
    Circula por ai na internet que a igreja Renascer Praise, aderiu à tatuagem, começando pelos líderes e pessoas de alta importância desta aludida igreja. Nas tatuagens estão escritas... Renascer até morrer, e outras frases sobre renascer. Afinal o que eles querem dizer com isso? Que serão da igreja Renascer até morrer? Ou até morrer eles estarão renascendo em Jesus, transformando-se e, renovando? Está última tenho certeza que não é! Até um dos tatuados da igreja, disse que com sua tatuagem (Renascer até morrer), ele teria mais possibilidades de pregar o evangelho. Espera aí, me deixa rir, depois contínuo! Quer dizer então, que eu vou escrever “Jesus Salva o Pecador” nos meus braços, e não vou mais pregar o evangelho! Pra que? Já sou um evangelismo ambulante. Será que isso realmente muda vidas? Traz as pessoas para o evangelho? Ou será que é uma pessoa que passa perto de você com um semblante diferente (espelhando Jesus), alegre, e nessa vida você sente: Esse dever ser um servo (a) de Deus de verdade! Qual a possibilidade maior de ganhar uma alma para Jesus? Um barbudo, tatuado Renascer? Ou crente, decente, moderado e equilibrado, que faz a diferença? Pense! Antigamente as...

    ResponderExcluir
  5. Resposta ao anônimo – Parte 4

    ...Pessoas pensavam em ser crente, porque tinha que abandonar muitas coisas. Hoje isso é o de menos isso, porque esse cristianismo fajuto que falsos mestres pregam, não tem renúncia, mudança. Tudo pode! Será que Deus também pensa assim? Com certeza não! Deus não mudou, nem sua Palavra!
    Através dos séculos a tatuagem tem sido vista e utilizada, como marca de pacto com deuses pagãos, para identificar um grupo, para ser usada como talismã, para expressar anarquismo e rebeldia, etc., e ainda vemos que hoje ainda não é bem aceita por todos, principalmente grandes empresas, a tatuagem não está ligada a bons princípios, boas maneiras. Talvez uma pessoa tatuada, pode ser até mais honesta que alguém que anda “alinhado”, só que mesmo assim, ela não é bem vista. Até porque quando uma pessoa te olha, ela não vê o que está no interior do seu coração, vê o exterior, e sem querer, acaba tendo um preconceito ou julgamento, a partir da forma como que você se porta. Isso todo mundo faz! Então um cristão que almeja fazer a vontade de Deus, andar na contramão do mundo, fazer a diferença, viver em santificação e que conhece as origens não decentes da tatuagem, vai querer desagradar a Deus? Não! Vai procurar ser santo em tudo, evitar o mal e a APARÊNCIA do mal... Deus é santo, exige santidade. A única marca que você deve ter, é a marca de Jesus na sua vida! E está naturalmente vai refletir, em seus olhos, no seu sorrir, no seu andar, no seu falar... Com certeza com a marca de Jesus, você vai ter muito mais possibilidade de ganhar almas. E o mundo verá que você é realmente diferente!

    Que Deus te abençoe. Paz.

    LAIS-PR

    ResponderExcluir
  6. Pois eu preciso parabenizar o altor deste artigo, que com muito cuidado falou do seu ponto de vista que tem sobre o verdadeiro cristianismo. A verdade, é que, quem não esta disposto a abrir mão dos prazeres carnais para fortalecer o espirito em sua vida,é uma pessoa muito ingrata, pois não lembra da majestosa vida que jesus abril mão de ter aqui na terra para que todos nós tenhamos direito a salvação tambem. Santa Fé do Araguaia-TO

    ResponderExcluir
  7. Concordo com algumas partes do que foi respondido... mas tenho lá minha dúvidas ainda. Então lá vai!
    Antes de me converter eu escutava rock, metal e os seus derivados... se minha conversão foi verdadeira, eu tenho que parar de escutar o que eu gosto? Mesmo existindo músicas destes gêneros cujas letras glorificam o nome do Senhor (?) Um bom exemplo é a banda 'Godcore', se puder escutar, escute e conheça. Foi postado um vídeo com um rap gospel... o Pregador Luo faz belas músicas e não deixa de ser rap. Creio que os mais diversos ritmos devem ser usados para ganhar almas, atingir os mais diversos públicos. O Oficina G3, com seu cd mais recente, o 'Depois da Guerra', trás uma melodia pesada, com belos solos de guitarra e pedal duplo, a letra está dentro da palavra. Por ser metal é algo que desagrada ao Senhor?

    Quanto á tatuagem, foi questionado o fato: Quem ganharia mais almas? Um barbudo tatuado 'Renascer' ou um cara de terno? Não sei se vocês conhecem 'Rodolfo Abrantes' ex-raimundos. Ele continua fazendo o seu som, atingindo os antigos fãs através dos seus testemunhos, da sua música, quem conhece sabe o que o Rodolfo faz (mesmo tatuado, não deixa de ser um adorador e pregador da palavra).

    E se tem músicas no ritmo que eu gosto que estão dentro da palavra de Deus em relação ás suas letras, não vejo mal nenhum escutar! Muito pelo contrário.
    Imagina minha situação: eu que escuto rock e metal desde minha infância e agora na minha adolescência ainda escuto. Junto com um amigo que cresceu comigo, escutando as mesmas coisas. Mostrei pra ele um metal cristão, pesado até. Ele gostou da melodia (porque é o que agrada a ele) e começou a se interessar pela letra (que fala de Cristo), pronto! Mais uma alma encaminhada ao Rei.
    Amigos meus, que como eu, éramos fãs do Raimundos de Rodolfo, escutar o Rodolfo adorando a Deus através de sua música não tem preço! E por aí vai...

    "Deus não muda estilo, ele transforma coração."

    ResponderExcluir
  8. é como o apostolo paulo nos adverti "todas as coisa me são licitas mas nem todas me convém" 1 Coríntios 10:23! nem tudo convém para aqueles que querem realmente ser santos! amém

    levi borges

    ResponderExcluir
  9. Ola Amados!
    Que a paz de nosso senhor e salvador JESUS CRISTO esteja em vossos corações.
    Pimeiramente gostaria de parabenizar o autor deste blog pelo conteúdo aqui apresentado.
    A minha opinião em relação ao tema exposto é a seguinte:
    em 1Corintios 6:12 o aposolo paulo nos deixa uma diretriz basica.
    diante do que esá escrito devemos meditar antes de adotar alguma atitude, sabendo que o ESPIRITO SANTO nos adverte sobre o que é pecado e o que não é.

    ResponderExcluir
  10. Sou líder de mocidade da igreja do evangelho quadrangular e iniciei o ministério logo apos o mês de maio 2012, assim que a nossa lider recebeu uma benção em outro estado ,e ao iniciar éramos somente eu e minha esposa,por que muitos não aceitavam o que Jesus diz na palavra (Na biblia) entendi por revelação de Deus que eles estavam acustumado a fazer a igreja de baladas , e está escrita na biblia ...(Lucas 19:46-48)A MINHA CASA É CASA DE ORAÇÃO .E quero irmãos deixar exemplos que vimos nos cultos de mocidade , igrejas que promovem eventos e festa com a seguinte frase "BALADA GOSPEL" aonde a i igreja de cristo Chegou...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MASTURBAÇÃO FEMININA

POR QUE NÓS CRISTÃOS DEVEMOS SER DIFERENTES?

COMO ASSIM OS TÍMIDOS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS?