A SOLUÇÃO PARA A FRIEZA DA IGREJA ENCONTRADA EM 1 REIS 1.1-4


Lendo a Palavra do Senhor pela 3° vez, começando de Gênesis à Apocalipse, vi um texto na qual parece que eu não tinha lido, parece que tinha pulado. Porque cada leitura tem um interesse em que o nosso subconsciente busca, e interpretamos de acordo com uma situação em que estamos vivenciando ou vendo. O texto que me fascinou e que nos prova algo muito interessante é a história da velhice do rei Davi, que consta em 1° Reis 1.1-4 . A História nos mostra uma grande lição, em que não serve somente para a igreja mas a todos.

A história diz assim: "Ora, o rei Davi era já velho, de idade mui avançada; e por mais que o cobrissem de roupas não se aquecia. Disseram-lhe, pois, os seus servos: Busque-se para o rei meu senhor uma jovem donzela, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele; e durma no seu seio, para que o rei meu senhor se aqueça. Assim buscaram por todos os termos de Israel uma jovem formosa; e acharam Abisague, a sunamita, e a trouxeram ao rei. Era a jovem sobremaneira formosa; e cuidava do rei, e o servia; porém o rei não a possuiu." Fascinante esse texto. Agora vamos a análise.

Neste texto podemos fazer uma comparação com a "igreja", isso mesmo a igreja, mas em tempos atuais, a igreja hoje em dia. Eu vi o rei Davi como a igreja; por ser o homem segundo o coração de Deus, e como pessoa nós a igreja somos as pessoas que devemos andar segundo o coração de Deus. A Assembléia de Deus completou 100 anos de vida denominacional, mas a igreja de Jesus Cristo foi fundado no dia de pentecostes; a Assembléia de Deus só organiza o Reino de Deus em meio a igreja. Bom, assim como o rei Davi, quando jovem e foi ungido rei de Israel ele tinha todo gás para fazer o Reino de Deus ser conhecido entre as nações, com todo fogo e calor de vigor para fazer tudo, mas segundo o coração de Deus. O rei Davi, como a igreja, tinha uma família muito grande, muitas mulheres e muitos filhos e a sua descendência só crescia mais e mais; como a igreja tem muitos membros e a cada dia tem mais e mais.

Mas já avançando já a idade de Davi, ele vai perdendo aquela força, aquele calor vai sendo extirpado de seu corpo. Davi já não tinha mais tanta força e tanto vigor, pois algo assolava ele que o fazia sentir um frio extremo. A igreja, quando mais tempo no mundo fica, mais fria ela vai ficando, precisando muito daquele calor e daquele poder que ela tinha antes. Mas a igreja só vem crescendo e crescendo a cada dia; muitos templos, muitas reformas, muitos fundos e porque ela está assim esfriando tremendamente? Assim era Davi, tinha uma família enorme, muitas riquezas, muitas mulheres e tudo para se sentir aquecido e pra cima.

Preocupados com a frieza de Davi, tentaram cobrir ele de todas as formas com várias roupas, das mais aconchegantes que o rei poderia obter. É assim que está a igreja hoje, fria, e pra tentar conter essa frieza, buscam coisas vãs para aquecer o fogo da igreja fria e doente com vários tipos de roupas e cobertores. Mantos mundanos, feitos de mão humana, como várias parafernálias que a igreja obtém hoje pra dizer que é quente. Sapateado de fogo, cair no espírito, transes desesperadas de "possessão do Espírito Santo", poderes estranhos (fogo estranho), tudo pra ver se a igreja esquenta. Mas aparentemente essas roupas que a igreja usa pra esquentar a igreja, até pode esquentar exteriormente, mas a frieza que a igreja necessita não é exteriormente - em roupas e parafernálias - é dentro, é escondida e só há algo que pode aquecer verdadeiramente o rei Davi.

Certos estudos comprovam que o rei estava doente de uma doença que só poderia ser aliviada com o calor de outra pessoa. O rei Davi precisava do calor humano pra se sentir bem, por isso há a preocupação dos servos, que provavelmente eram médicos e trouxeram uma jovem que pudesse cuidar dele sem segundas intenções. Eu fico me perguntando, tanta gente na família de Davi, tantas mulheres que ele tinha, filhas e parentes e ninguém poderia fazer isso pra ele? Sabemos na história do rei que a sua família estava dividida; filhos queriam matá-lo, outros querendo usurpar o reinado indo contra suas decisões e tudo isso pagando pelos seus pecados. Muitas pessoas em volta do rei mas ele se senti só e com frio. A igreja, hoje em dia, está assim fria mas "gloriosa". Milhares e milhares de membros mas as pessoas em si estão cada vez mais fria.

Só existe uma coisas que pode curar a frieza da igreja, o calor humano, a união, os abraços e o verdadeiro amor pelas pessoas. Por isso a igreja está fria, é porque existem muitos que são cheios de não-me-toques , com o ego elevado, outros interesses que não são amar o próximo, a falta de preocupação com os outros. Duvido se na igreja primitiva era assim, fria. A igreja primitiva era unida e como era unida: "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." (At. 2.42). É tão que o fogo do Espírito Santo só desceu aos que estavam perseverantes na união, juntos em Jerusalém, como o Senhor ordenou. E no Pentecostes, a Bíblia tem todo o cuidado de enfatizar que "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar" (At 2.1).

Tem outro detalhe, o verso 4 faz questão de dizer que "A jovem cuidava do rei, e o servia; porém o rei não a possuiu." Ou seja, o amor tem que ser sincero, e não com segundas intenções. Há pessoas que estão na igreja, não querendo realmente servir a Deus, não porque querem de fato ter uma vida diferente e andar nos caminhos do Senhor, e sim com segunda intenções. Mas assim como a jovem formosa Abisague, ela dava toda a assistência ao velho rei Davi sem nada em troca.

Então, que possamos verdadeiramente nos unir, na comunhão, no partir do pão e na doutrina dos apóstolos, ou seja, dos nossos pastores. Pois esse é o problema da igreja fria de hoje também. As pessoas querem ser unidas com determinadas pessoas mas outras só querem distância, isso dentro da igreja. Pessoas que se unem com outros irmãos, porém não é pra partir o pão e sim, pra repartir intrigas, fofocas, falações; irmão falando mal do irmão, irmãs criticando outras irmãs, falta de união, e assim a igreja só vai ficando cada vez mais fria, fria e fria. Não é só a roupa que aquecia o rei Davi, mas sim o calor humano, alguém próximo, que o servia.

Na Paz de Cristo com todos.

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Muito boa essa reflexão. Não tinha visto por esse ângulo o que esse texto nos mostra.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...o sentido em que o texto traz e voltado pra igreja atual...puro fato.

    ResponderExcluir
  3. creio que as igrejas estão frias por causa que estão deixando o pecado e o mundanismo entrar dentro delas, já houve tempos em que o crente era disciplinado por cometer pecados, hoje em dia estão deixando os crentes fazerem o que quiser, estão deixando a vaidade entrar dentro da igreja, a sensualidade através das roupas e das coreografias, maquiagens, tem muito cristão que assiste programas imorais na TV etc. aí depois reclamam que as igrejas estão ficando frias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?