CAM ABUSOU SEXUALMENTE DO SEU PAI NOÉ?


Este assunto é bem intrigante a respeito da tal "maldição" que Noé possivelmente jogou em seu filho Cam, pai de Canaã. Muitos dizem que por ser usado a expressão "ver a nudez" no verso 22 do capítulo 9 de Gênesis, significa o mesmo que manter "relações sexuais", mostrando o exemplo de Levítico 18, onde ali fala de certas relações ilícitas entre parentes.

Podemos analisar de duas maneiras, para tirarmos a conclusão íntegra deste assunto. Primeiro, é analisarmos as traduções, se realmente a expressão "Ver a nudez" (Genesis 9.22) pode ser comparada com "Descobrir a nudez" em Levítico 18. Podemos ver essas diferenças na Própria NTLH  (Nova Tradução da Linguagem de Hoje) ou da NVI (Nova Versão Internacional) que são versões que são excelentes em esclarecer muitos significados que não entendemos em versões mais tradicionais. Vamos analisar?

Vamos pegar os versos de Levítico 18.6 ao 7, que faz as primeira menções do termos "Descobrir a nudez" na ARA (almeida Revista e Atualizada) ou ARC (Almeida Revisada e corrigida), e verificar nas traduções NTLH e NVI. Veja: "Nenhum homem se chegará a qualquer parenta de sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o Senhor. Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez." (ARA ou ARC).  Veja: "Ninguém poderá se aproximar de uma parenta próxima para se envolver sexualmente[28] com ela. Eu sou o Senhor.  Não desonre o seu pai, envolvendo-se sexualmente com a sua mãe. Ela é sua mãe; não se envolva sexualmente com ela." (NVI) e "O SENHOR Deus deu as seguintes ordens para os homens de Israel: Não tenha relações sexuais com uma mulher que seja sua parenta.  Não tenha relações com a sua mãe; isso seria uma vergonha para o seu pai e também para a sua mãe." (NTLH).

Podemos ver nas versões novas que "Descobrir a nudez" é substituído para "manter relações sexuais" para uma compreensão mais clara do leitor. Mas será que essa expressão quer dizer a mesma coisa no texto do episódio de Cam "Ver a nudez" (que é bem diferente as expressões até mesmo nas traduções antigas) com relações sexuais também? Veremos os que as traduções novas nos dirão.

"Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu, dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem." (Gênesis 9.20-23 - ARA).  Podemos reparar a diferença entre "Ver a nudez" de "Descobrir a nudez", são coisas bem distintas. Mas as traduções novas o que diz? Vejamos:

Vamos especificamente no verso 22 para sermos mais breve "Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora." (NVI)  e "Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos." (NTLH). Note que nenhuma dessas duas traduções nos confunde, e nos mostra com clareza que Cam não teve relações sexuais com seu pai, e que literalmente apenas viu a nudez de seu pai.

A segunda maneira é analisar o contexto dos fatos. Se realmente Cam estivesse abusado de seu pai, não teria o porque dele ter corrido para fora e ter avisado aos seus irmãos: "Ei pessoal, eu tive relações com o nosso papai!". Não tem cabimento nenhum. E a o texto é tão claro, mas tão claro que, não há dúvidas disto visto que seus irmãos temeram olhar para a nudez de seu pai. E olhar é no literal, tão tal que eles viraram as costas, quando foram colocar a capa para cobrir a nudez. E a capa é a peça que derruba qualquer pensamento desviado a respeito desse acontecimento.

Mas porquê Cam foi amaldiçoado por seu pai, por qual motivo? Devia por ter acontecido alguma coisa brusca, não acha? Bom, é muito simples responder essa pergunta: Primeiro de tudo, o erro de Cam foi simplesmente não fazer nada por seu pai naquele exato momento em que viu ele embriagado, não cobriu, preferindo desonrar o seu pai, debochando dele, contando para seus irmão. Pode muito bem ele ter zombado do seu pai dizendo: "Gente vem ver! O pai está dançando feito um louco e pelado ainda por cima." E com isso teria debochado do estado não agradável de seu pai.

Cam não teve uma postura respeitosa diante do pai. Por isso que Noé predisse que a descendência de Cam, Canaã, teriam o mesmo caráter hostil, zombador e desrespeitoso. Não foi praticamente uma maldição jogada, Noé previu que os descendentes de seu filho herdariam o caráter do pai. Apenas isso, não há nada de anormalidade, nem mesmo algo relacionado a homossexualismo ou raça como muitos pregam por aí.

Na Paz de Deus a todos

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. sobre cam ter feito ver a nudez de seu pai.porque jesus disse que se um homem persistir em olhar para uma mulher ja cometeu adulterio com ela .ME RESPONDA SERA QUE PODE TER PERSISTIDO EM OLHAR PRA SEU PAI NOÉ?

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, cam não abusou sexualmente do seu pai, concordo com você neymarques... -> Por Levi Borges...

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao que CAM fez,(Viu) é complexo, mas, seu argumento é o mais aceito, agora sobre essas novas "Traduções Bíblicas" é uma Furada, distorcem o conteúdo com argumentos interpretativos particulares, o que não provem de Deus, alem de lembra-lo que uma virgula muda todo o sentido de uma frase inteira, por isso existem tantas denominações diferentes; além de interpretações pessoais, e interesseiras, Também não se deve aumentar, lembra?
    Há outra possibilidade! da cor negra vim antes do diluvio, simples, pense...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MASTURBAÇÃO FEMININA

POR QUE NÓS CRISTÃOS DEVEMOS SER DIFERENTES?

COMO ASSIM OS TÍMIDOS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS?