JESUS MENTIU AO DIZER QUE ALGUNS DE SEUS DISCÍPULOS, DAQUELA ÉPOCA, NÃO MORRERIAM SEM ANTES VER ELE NA SUA SEGUNDA VINDA?


Lendo o livro de Mateus vi que no capítulo 16, a partir do verso 27 Jesus fala sobre sua vinda gloriosa. Vejamos: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras". Até aí tudo bem, mas no verso 28 ele complementa: "Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino".  

Nossa, diante dessa passagem, girou minha cabeça. Será que Jesus ainda volta? Ou ele já voltou na época dele? Será que Jesus mentiu? A Bíblia está se contradizendo? Como explicar isso? Porque os discípulos de Jesus estão todos mortos já, e ainda não se cumpriu a volta Jesus!

Realmente esse texto nos deixa intrigado quando o lemos pela primeira vez. Eu, particularmente, em minha primeira leitura, eu me entristeci pois já foi entrando na minha mente que a Bíblia era contraditória e errada. Mas depois que eu passei ao próximo capítulo, vi que esse texto prova o contrário, que a Bíblia nunca se contradiz.

A Bíblia se explica por si só, por isso que eu aconselho a todos que fizerem um plano de leitura, a ler integralmente, de Gênesis à Apocalipse, pois assim, ela vai respondendo as duvidas que ela mesmo nos mostra para que possamos buscar mais conhecimento a cerca dela, e aprendermos mais, incitados por ela própria a ler mais e mais os seus preceitos.

Realmente a profecia que Jesus lançou em Mateus 16.28 já se cumpriu, mas ele não falou ali sobre a sua segunda vinda, ou sua volta. Jesus ao confessar que alguns ali não morreria enquanto não ver o seu reino, fala realmente de um reino na qual Pedro, João e Tiago viram. 

Em Mateus 17.1-2 diz claramente: "Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram brancas como a luz." Veja bem que após Jesus ter feito essa declaração, seis dias depois ele levou Pedro, Tiago e João ao monte e lá Jesus transfigurou, ou seja, mostrou a eles a sua forma gloriosa, e o esplendor do seu reino. Esses são os alguns, que Jesus disse que não morreriam sem ver o Filho do Homem em seu reino.

O cumprimento foi, esse; Jesus estava falando da sua transfiguração, não da sua vinda. Por isso ele ter afirmado, que alguns não morreriam, sem antes ver Jesus em seu Reino, glorificado, pois ali foi uma demonstração do reino de Deus aos discípulos.

Muitos, que aderem ao preterismo (Grupo de pessoas que creem que tudo na Bíblia se cumpriu na era de Cristo mesmo), usam bastante esse verso para confundir a cabeça dos cristãos sinceros. Por isso devemos nos aprofundar na Palavra de Deus para que não venhamos a cair nesse erro, de julgar a Palavra de Deus por causa de um versículo, sem compreende-lo com os justos contextos da Bíblia.

Entendamos que tu tem o seu contexto. Se pegássemos apenas esse verso, sem ler o contexto, que é chamado de base Hermenêutica - onde, para se entender o que o verso diz, devemos ler todo o contexto anterior o sucessivo ao verso para obter entendimento no que quer dizer - teríamos um pensamento desviado da Bíblia; como a Bíblia não se contradiz, por si só ela se explica, não nos deixa dúvidas de que ela é fiel e verdadeira e inspirada pelo próprio Deus que jamais falhou, não falha e nem falhará (2 Tm 3.16).

Na Paz em Cristo a Todos

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Conheço um pastor de mais os menos 40 anos que afirmou que Jesus voltaria antes que ele morresse, mais eu acho que eu posso morrer de velhice e Jesus não tera voltado! Com todo esse boato de fim de ano para 2012, Deus vai esperar ainda muito mais para voltar, não é preciso pressa por que para Deus um dia é como mil amos e mil anos como um dia então Jeus pode voltar hoje ou em 3012.....

    ResponderExcluir
  2. Não meu amigo você está equivocado!Veja o que jesus disse:28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
    Jesus disse que ele viria(vir, chegar) no seu reino, e não simplesmente uma transfiguração, para mostrar o reino.Ele mesmo disse que o reino dele não era desse mundo.Jo 18.36 "Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui." (João 18 : 36)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo,correto sua análise 👍

      Excluir
    2. Concordo com você , transfiguração nao tem nada haver com a vinda, isso é ideia de pastor tentando enxugar gelo.

      Excluir
  3. Paz irmão Célio. Se for assim, então o senhor deve ter um argumento sobre o texto em questão. Uma outra explicação. Então, se cumpriu o que ele disse? Quando se cumpriu, ou Jesus mentiu? Pode nos responder, quero saber o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentiu sim . Tanto que já faz mais de 2 mil anos que ele "em breve vem".

      Excluir
  4. Esse texto é um dos mais complicados que existem.Tenho inúmeras bíblias, mais uma que é a Bíblia teb diz assim:É de se notar a fidelidade da tradição para com uma declaração que não parecia ter-se realizado do modo como talvez se esperasse.Diversas tentativas de interpretação foram propostas nesse texto, sem obter o assentimento geral. Bíblia TEb.Não foi jesus que mentiu, e sim o autor que escreveu. Meu amado eu já li a bíblia treze vezes pausadamente.O NT é o livro mais cheio de contradições.Não dá nem para comentar.Veja uma super contradição aqui de Jesus.Jo5.31 com 8.14.Alguém me explique isso!Se você ler o Antigo Testamento pausadamente e sem sentimentalismo ou preconceito, você não crê mais em NT.Abraços amado.

    ResponderExcluir
  5. Bom amigo Célio, a Bíblia em si, claro, tem alguns erros, não só no NT, mas no AT também. Desse modo, a Bíblia é a perfeita Palavra de Deus no imperfeito sotaque humano. Ela não contém erros divinos (porque Deus não erra), mas, contém falhas humanas pelo fato de seres humanos falhos terem-na escrito com sua própria linguagem limitada para descrever as coisas divinas.

    Nossa certeza de vitória espiritual está em darmos atenção à mensagem dos profetas, porta-vozes de Deus com uma mensagem de Salvação importantíssima para nosso bem-estar presente e felicidade eterna. Por isso, reflitamos com carinho em 2 Crônicas 36 e aprendamos com os erros do povo de Israel, ao invés de errarmos como eles erraram:

    “O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, continuou a avisá-los por meio dos seus profetas porque tinha pena do seu povo e do Templo, a sua casa. Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão irado com o seu povo, que não houve mais remédio.” (2 Crônicas 36:15-16 – Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Kkkkk...e ainda dizem que a bíblia foi inspirada por um ser ONICIENTE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?