OMO SERÁ A VINDA DE JESUS? HAVERÁ UM ARREBATAMENTO SECRETO?




Porque muitas igrejas pregam um arrebatamento secreto, se a Bíblia diz em Apocalipse 1.7 diz que Jesus vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos os traspassaram? Que negócio é esse de "Arrebatamento secreto"?

Bom, todo mundo sabe que Jesus vai voltar, mas muitos não sabe como será tal evento. Eu mesmo já tenho perguntado pra muitos jovens da minha igreja mesmo, como é que Jesus vai voltar; recebi várias respostas, e muitas dela com uma mistura sem tamanho de ignorância, tais como: "Não quero saber de que forma ele vai voltar, só sei que eu quero ir pro céu!". Alguns dizem que vamos sumir de uma hora pra outra, e só.  

Realmente a falta de conhecimento a respeito de coisas simples da Bíblia tem levado muitas pessoas a se desviarem da verdade e entrarem em seitas que em nada tem com o conhecimento profundo da Palavra de Deus a cerca das coisas futuras, levando muito ao literalismo. Esse assunto da vinda de Jesus é extenso porque é ligado com uma série de eventos e assuntos escatológicos para uma boa compreensão, mas a particularidade de se saber como Jesus virá é um bom passo para buscarmos mais conhecimentos a cerca das coisas vindouras e dos tempos finais.

Bom, vamos pra Bíblia. Em João 14.1-3 Jesus nos faz uma promessa maravilhosa. Jesus teria que deixar os discípulos para ir para o céu, com o Pai, mas por amor, ele nos prometeu nos buscar para nos levar pra pertinho dele. Quando? Além de Cristo fazer a promessa,  ela não nos deixou data e hora marcada (Mateus 25.13). Por quê? Jesus precisa que muitas pessoas sejam salvas, por isso, Deus não nos revelou o dia em que isso aconteceria, mas nos assevera que ele virá breve nos buscar, e pede para que estejamos preparado para subirmos com ele. Além disso, Jesus pede para que alertemos outras pessoas a se prepararem para subir conosco para Cristo (Marcos 16.15-16).

Como Jesus virá? Jesus vira de duas formas: A primeira forma está contida em 1 Tessalonicenses 4.16-17. Lá diz que Jesus virá exclusivamente para a igreja, onde somente a igreja será arrebatada. Mas o que significa arrebatamento?  Muitos dizem que a Palavra arrebatamento não consta na Bíblia, mas consta sim: "... depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles..." (verso 16) A palavra arrebatamento, se você olhar no dicionário, verá que significa um rapto, um sequestro imperceptível, a priori, uma captura rápida. Em 1 Coríntios 15.51.52 também vemos a rapidez que será a vinda de Cristo. 

O arrebatamento não será demorado, a ponto de todas pessoas do mundo verem Jesus vindo em uma nuvem, devagarzinho pairando no céu, como muitos escritores de certas seitas escreveu em seus livros. Nós é quem iremos ao encontro do Senhor nas nuvens, isso já prova o suficiente que esse evento não engloba todas as pessoas da terra.

Em Hebreus 9.28 nos diz que Jesus cristo aparecerá somente a igreja: "assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação". 

E quando será essa primeira parte da volta de Cristo? Será antes da grande tribulação, porque nós cristãos não vamos passar pela grande tribulação (cf. Apocalipse 3.10 e Lucas 21.36). 

E a segunda parte da volta, será depois da grande tribulação? Exatamente, vemos isso claramente em Apocalipse 1.7 e principalmente em Mateus 24.29-30. A Segunda Vinda abrangerá vários eventos em série e compreenderá três grupos de povos: os judeus, os gentios e a Igreja de Cristo (1 Coríntios 10.32). Para os judeus, o Senhor virá como o Libertador, o Messias, a fim de implantar o seu Reino. Para os gentios, virá como Juiz. E todos verão o Senhor, na sua Manifestação em poder e grande glória. Mas, para a Igreja, Ele virá antes, como o seu Noivo, para arrebatá-la e levá-la ao Céu antes da Grande Tribulação. Na segunda volta de Cristo, nós iremos descer com ele conforme 1 Tessalonicenses 3.13.

Veja as séries de eventos que ocorrerá no período da segunda vinda:

a) A Igreja glorificada no Céu: 19.1-10. Ou seja, ela estará com o Senhor, no Céu (Jo 14.3; 1 Ts 4.16,17; Hb 9.28), antes do próximo evento escatológico, que é a sua vinda à terra.
b) A Manifestação de Cristo em poder e grande glória: 19.11-16. Cristo virá à terra com todos os seus santos, que, é claro, já terão sido arrebatados.
c) O Armagedom: 19.17-19.
d) A vitória de Cristo sobre o império do Anticristo: Ap 19.20,21.
e) A prisão de Satanás: 20.1-3.
f) A ressurreição dos mártires da Grande Tribulação: 20.4,5.
g) O Milênio: 20.4-6.
h) A liberação de Satanás após o Milênio: 20.7-9.
i) A condenação do Diabo: 20.10.
j) O Juízo Final: 20.11-15.
l) Novo Céu e Nova Terra: 21-22.

Há mais versículos Bíblicos que enfatiza o arrebatamento secreto? Sim, só lermos Mateus 24.27,40-43 / Lucas 17.24 ; 12.40 / 1 Tessalonicenses 5.2-4 ; 4.16-17 / Apocalipse 16.15 / Hebreus 9.28 / 

Devemos ir mais a fundo a respeito da volta do Senhor Jesus Cristo. conhecer e saber como, de que forma e quais as etapas da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. que possamos estudar maias das coisas de Deus, não vamos aceitar certas coisas, vamos analisar e ver de fato como a Bíblia nos mostra. 

Amém!

Neymarques Feitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?