POR TERMOS LIVRE ARBÍTRIO, HAVERÁ POSSIBILIDADES DE OCORRER UMA SEGUNDA REBELIÃO NA ETERNIDADE?



Se na eternidade seremos como os anjos, e os anjos tem livre arbítrio, e como os anjos tiveram livre arbítrio eles puderam se rebelar contra Deus e escolher o mal para si... Será que na eternidade poderá acontecer de um outro anjo se rebelar, ou até nós mesmo? Será que vai haver a possibilidade de existir um segundo diabo nos tempos eternos e vindouro?

É algo intrigante, mas bem fácil de resolver. Joguei essa pergunta em um grupo de jovens estudiosos da Palavra de Deus, e muitos me surpreenderam com a falta de raciocínio lógico a respeito do maravilhoso e infalível plano de Deus para nós na eternidade. Muitos defendiam com todas as forças de "teses", somente isso, que haveria sim a possibilidade de ocorrer uma segunda rebelião na eternidade, se assim não fosse, seríamos mecanizados pelo criador e ele nãos nos fez pra ser robôs.

Claro que o nosso criador jamais quer ser adorado por obrigação e por mecanização, senão ele teria feito toda a criação a seu favor para seu egoísmo. Mas não é esse o plano que Deus quer, nem pra ele e nem pra nós. Deus nos deu escolhas para provar que somos criaturas amadas e com vontades próprias para reconhecermos o seu grandioso amor por todas. Jamais, o criador seria tão psicopata a chegar a tal ponto.

Satanás era um anjo de luz, querubim da guarda (Ezequiel 28.14-15) e foi "achado" iniquidade nele; Deus jamais fez Lúcifer para ser diabo; porque se assim fosse, Deus seria o próprio culpado de muitas almas irem ao inferno, pois seu Juízo e lançamento das pessoas perversas no lago de fogo seriam em vão e Deus não seria um Deus de amor. Deus não fez criaturas individuais já predestinadas ao erro ou a salvação. Com Lúcifer não seria diferente.

Mas vai mesmo haver possibilidade de acontecer uma segunda rebelião na eternidade? De forma alguma! Por dois motivos bem firmes e verdadeiros:
1°) Deus não seria tão poderoso á ponto de fazer um imensurável plano que vai desde a criação de todos os seres, implantamento de uma terra (Gn 1.1), criação do ser humano(Gn 1.27-28), propagação do seu nome (Mc 16-15), erro do homem (Rm 3.23), anos para enviar seu filho para salvar os que se havia perdido (Mt 18.11), guerras contra o mal (Ap 19.19 / 20.9), Juízo final (Ap. 20.15) e muitos outros acontecimentos que vai a milhares de anos pra nada?

A maior certeza de que não teremos mais esse perigo na eternidade está no mistério de Deus não ter destruído de vez a Satanás. Deus está deixando o diabo mostrar seu caráter mal, para que tenhamos evidências suficiente que o mal não vale a pena. 

2°) Além do mais a Bíblia nos dar prova suficiente da limpeza e da purificação das coisas vindouras, extinguindo para sempre o mal. Apocalipse 22.15 diz que ficarão de fora todas as pessoas que carregam consigo as coisas más; outra evidência é que no arrebatamento, na volta de Jesus, seremos transformados em um corpo incorruptível (cf 1 Co15.52-53); também, a terra será purificada (Ml 4.1-3) e por fim, haverá novo céu (na qual o céu anterior contempla a iniquidade, tanto de Satanás como da terra) e nova terra, pois a terra está corrompida e até mesmo a natureza já não é mais a mesma pois a iniquidade, o pecado e a desobediência já a tem tornada extraviada (que também contempla o pecado diariamente).

Tudo que visa o pecado, como o sol que seus raios são testemunhas de pecados, a lua que clareia a noite perversa deste mundo,  tudo, tudo mesmo não estará mais presente no grande Dia (Ap 20.11). Isso já é evidencia mais que suficiente de que não haverá mais chances do mal prevalecer na eternidade. Para termos o livre arbítrio, não é necessário ganharmos de bônus a oportunidade de se voltar contra o criador. De forma alguma. O livre arbítrio que teremos na eternidade é termos a certeza de que não adiantou de nada o mal se levantar contra Deus, e que será inútil e que o fim de toda rebeldia levou Satanás e os seus seguidores ao lago do sofrimento eterno (Ap 20.10) e que jamais vamos querer isso para nós também, depois de estarmos participando da grandiosidade do esplendor e do gozo de estarmos com Jesus Cristo para Sempre.

Pra terminar, vamos meditar também em Naum 1.9 que diz: "Que é o que projetais vós contra o Senhor? Ele destruirá de vez; não se levantará por duas vezes a angústia".  Então viveremos para sempre com alegria e felicidade com Cristo Jesus. Aleluia! \o/

Neymarques Feitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?