A COCA-COLA É DO DIABO? EU POSSO TOMAR COCA-COLA?

Ronda no meio evangélico que a Coca-cola é do diabo, que nas embalagens do refrigerante se vermos em um espelho veremos a frase "Alô Diabo", e outros mitos de que se colocarmos a embalagem dobrada e sobreposta contra a luz, veremos o rosto do capeta e outras coisas a mais. Isso são mitos, que não devemos  levar em consideração. Mas o que é importante saber da Coca-cola?

Eu vivo em um meio cristão pentecostal onde os crentes tem uma certa ignorância acerca de coisas simples, principalmente quando se trata da Coca-cola. A maioria dos assembleianos que conheço, gostam muito de tomar Coca-cola, normal, tranquilo; eu também gosto. Mas de um tempo pra cá eu não pude mais tomar o refrigerante e outros alimentos ácidos por causa de um surgimento de uma gastrite que não me deixava mais dormir direito, eu obtive essas dores no estômago justamente por causa da Coca-cola que bebia em excesso, praticamente todos os dias e várias vezes ao dia. Como cristão, fazia a oração tranquilo pedindo a Deus pra abençoar, mas isso não impediu que eu entrasse nesse sofrimento gástrico.

Mas será que isso foi por falta de fé? Não sou crente o suficiente para beber até veneno e não sofrer consequências conforme Marcos 16.18? Estive conversando com uns amigos cristãos, e falei a respeito da Coca-cola, e eles me disseram que bebiam tranquilo sem se preocupar com as consequências que viriam pois eram crentes em Cristo Jesus e nada de mal aconteceriam. Questionei sobre o refrigerante, comentando que talvez não seria uma boa ideia aderirmos tão abusivamente, pois o próprio faria muito mal a saúde. Com isso fui altamente encurralado e recebi o apelido de adventista do sétimo dia, pois os mesmos aconselham o corte do refrigerante em suas dietas.

Mas eu concordo, em parte, com os adventistas. Realmente é tentar a Deus tomar algo que prejudica a sua saúde, sabendo, consciente que aquilo é um veneno pra você. A Bíblia realmente diz que se bebermos veneno, não nos fará mal, mas se tomarmos enganado, ou se formos pegos de surpresa; o texto não se encaixa no contexto de vida de uma pessoa que bate no peito e diz que é crente e querem provar bebendo produtos químicos como já vi em uma reportagem da Tv Record uns tempos atrás.

Eu sei que o refrigerante fez mal pra mim, porque eu fiz um teste; as minha dores no estômago cessaram quando eu eu cessei de tomar o refrigerante. Até voltei a ingerir depois de um certo tempo, e as dores voltaram. Então, com isso, posso continuar ingerindo aquilo que me faz mal? Posso continuar ingerindo aquilo que prejudica o meu corpo, que templo e morada do Espírito Santo (Cf 1 Coríntios 3.16-17)? De maneira nenhuma.

Certo que Deus pode me curar, e até poderia voltar a ingerir o refrigerante, pois Deus havia me curado. Mas procurar novamente o mal pro meu corpo? Não. Veja o que Jesus disse ao paralitico depois de o haver curado "Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior" (João 5.14).

Não estou aqui dizendo que é pecado beber o refrigerante, você pode beber, só que eu ganhei um exemplo de mim mesmo que não posso insistir naquilo que já me fez mal, e extinguir da minha vida aquilo que traz malefícios ao meu corpo, e o refrigerante famoso é um deles. Não posso sair por aí bebendo veneno e me auto-entitulando que sou um super crente e que posso fazer qualquer coisa que não me fará mal. Se fosse assim o próprio Jesus teria se jogado do alto do pináculo do templo (Mateus 4.5-11).

A Coca-cola é apenas um refrigerante que há toxinas que podem prejudicar o nosso corpo como qualquer outro alimento, mas tem coisas que não adianta apenas orar, mas sim extinguir, não consumir. Lembram do caso de Daniel (Daniel - todo o capítulo 1)?

Na Paz em Cristo a todos

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. Pois é, irmão...
    Certo dia, estava no meu trabalho, todo mundo estava gripando e eu comecei a espirrar, quando tive um ataque súbito de “crentice” e resolvi ir a um local isolado para fazer uma oração determinando a saída da gripe e a restauração da minha saúde! Os ímpios iam ver quem é que tinha Deus na vida!!
    Nosso Deus esperou até o momento em que eu enchi os pulmões de ar para começar a oração, mas antes que eu pudesse fazer qualquer coisa, Ele falou ao meu coração "Eu não posso curar você porque você não se alimenta direito". Ainda bem que eu tinha ido para um lugar isolado! Quanta vergonha!
    Só pude dizer “tá bom; eu vou almoçar direito”. A comida vendida no trabalho não era muito gostosa, mas havia coisas saudáveis e eu bem que poderia abandonar as frituras e parar de substituir o almoço pelos lanches...
    Conclusão: no dia seguinte, eu estava totalmente curada e as pessoas que trabalhavam comigo perguntaram admiradas como eu tinha ficado curada tão rápido.
    De fato, nosso corpo é o templo do Espírito Santo e precisamos cuidar dele. Deus até avisou que ia destruir aquele que destruísse esse templo (1Co 3.17).
    E, para as mulheres, um recado em especial: almocei com uma amiga e ela se recusou a dividir uma coca-cola - afinal vai casar e quer manter o corpo saudável para o maridão. E ela nem é crente, hein?!
    A Bíblia diz que o corpo da mulher é do marido e vice-versa (1Co 7).
    Enfim, tem muitos motivos para você não tomar refrigerante (qualquer um) e se você perguntar ao Espírito Santo o que Ele acha, tenho certeza de que Ele poderá orientar você dentro da Palavra de Deus além das referências desse artigo.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor
    Estou indicando o blog do irmão para o Prêmio Dardos, por ele ter um bom conteúdo. Os que recebem a indicação devem exibir no blog o selo do prêmio, colocar o link de quem fez a indicação, indicar mais dez blogs para o prêmio e avisar os indicados, assim como estou avisando o irmão. Acesse meu blog e veja a indicação do blog do irmão. Deus abençoe.

    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?