SE AO MORRER O CRENTE JÁ VAI PARA O CÉU, PORQUÊ HAVERÁ A NECESSIDADE DE SER ARREBATADO SE OS MORTOS EM CRISTO JÁ ESTÃO LÁ?




"Aí, não tinha pensado nisso mesmo". Se os crentes que morrem vão para o céu, então porquê Jesus tem que vir do céu buscar o que já está lá? Já pensaram nisso?

Desde quando eu era adolescente e frequentava a escola dominical eu já sabia rebater essas falácias de certas pessoas de certas seitas que usam de qualquer artimanhas para nos fazer "cair na real", e meter dúvidas a cerca daquilo que vivemos e aderimos.

Muitos amigos meus adventistas vieram com essa onda pra cima de mim a cerca do arrebatamento, pois eles creem que quando uma pessoa morre, a sua alma fica dormindo junto ao corpo, onde quer que ele esteja, e que a pessoa não vai pra lugar algum, nem para o "céu" e nem para o inferno, e que a alma fica inconsciente. Já nós cremos que a alma da pessoa vai sim para um lugar após a morte e que ela fica a par de tudo que ocorre no mundo espiritual, até mesmo porque Hebreus 9.27 diz que aos homens estão ordenados a morrerem uma unica vez, e que após a morte vem o juízo; mas esse juízo não seria o juízo final? Não, porque da morte até o juízo final haverá muitos outros juízos, então o versículo é literal sem abreviações de eventos e tempos.

Pois bem. Cremos com bases exatas de que a alma vai sim para algum lugar após a morte; as evidências são claras na história do Lázaro e do rico (Lucas 16.19-31), no caso do ladrão da cruz (Lucas 23.43) nos mostra claramente que a pessoa fica consciente, sim, depois da morte e há um destino para tal. Mas a questão é ir para o céu e voltar para ir para o céu novamente. Temos que entender que nem a Bíblia e em nenhum dos meus artigos fala que vamos para o céu após a morte, mas sim após a ressurreição, como podemos ver claramente em 1 Tessalonicenses 4.14-17.

Então os crentes em Jesus não vão para o céu na morte? Claro que não! As bases bíblicas que temos a respeito disso, além de nos esclarecer sobre o assunto e nos deixar a par de tudo, nos indica também os lugares onde a pessoa vai após a morte. Vamos analisar Lucas 23.43 que é bem claro e óbvio, e vou colocar em várias traduções pra ser exato:

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 
Lucas 23:43Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.  
 Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje 
Lucas 23:43Jesus respondeu: - Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.  
 Versão: Português: João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel 
Lucas 23:43E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.  
   Versão: Português: Nova Versão Internacional 
Lucas 23:43Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.  

E isso é muito claro. Certo que Jesus não foi no céu, mas ele foi ao paraíso após a morte, no seio de Abraão e não podemos negar o que o Próprio Jesus diz. Aí só o que faltava algumas seitas desconsiderar que esse versículo está errado, está traduzido de maneira errada e isso tudo para dar ênfase aos erros pregados pelas seitas que defendem o aniquilacionismo e a dormência da alma.

Agora vamos analisar a história, e não parábola, do Lázaro e do rico em Lucas 16.-19-31. Os que defendem a dormência da alma e não aceitam a consciência da alma após a morte, querem enfiar na cabeça das pessoas que essa história é falsa, uma parábola e que esses lugares e essas pessoas nunca existiram. Mas também não explicam com exatidão o que essa parábola quer nos passar, se fosse uma parábola.

É muito fácil descobrir que o texto de Lucas 16.19-31 não é uma parábola e sim uma história verdadeira. 1° Porque em uma parábola, os personagens não tem nome. Já ouviram a história dos 3 porquinhos? Da chapelzinho vermelho? Então... Essas histórias são criadas para nos mostrar valores morais. Mas já perceberam que a chapelzinho vermelho não tem nome? Nem o lobo-mau? E a vovozinha? E o caçador? E os Porquinhos? Então. Nas outras parábolas que Jesus conta, nenhuma delas podemos saber o nome das pessoas contidas nelas, como o filho pródigo, o semeador, o bom pastor... Em fim. Mas o incrível é que a "parábola" do mendigo e do rico há menção de nome. Sim o mendigo se chama Lázaro. 

Então quer dizer que Lázaro realmente existiu? Mas com certeza! A 2° maior evidência é que o próprio Jesus ao começar a contar a história, que não é parábola, assim: "Ora, havia certo homem..." O próprio Jesus cristo confessa que os personagens existiram, pois ele declara "havia", "existia", "existiu".

E 3° - Jesus não contaria uma parábola com elementos que jamais existiram, Jesus não inventaria um lugar que não existisse, não usaria ficção algo mentiroso para ilustrar uma verdade. Parábolas são comparações de coisas que existem com verdades. E uma série de outros fatores. Se a alma continuasse no corpo quando a pessoa dorme, ou morre (que não faz diferença nenhuma), então me explique por que a Bíblia é tão clara em dizer que a alma sai do corpo ao morrer alguém? Como explicar 1 Reis 17.22 / Gênesis 35.18 e Lucas 8.55?

Os crentes em Cristo esperam o arrebatamento para se encontrar com Cristo e ir para o pleno céu, Por isso há a necessidade de sermos arrebatados e esperar a volta de cristo, pois os mortos em Cristo não estão no céu e sim no Paraíso, onde o próprio Jesus disse ao ladrão na cruz, que levaria ele naquele mesmo dia ao paraíso e não no céu. Então vamos ter cuidado com os sectários quando nos indagar a cerca disso, querendo nos confundir com uma doutrina tão clara e óbvia como esta. Pois para irmos para o céu, estar na presença de Cristo precisamos ser transformados, pois não podemos habitar com o Senhor ou permanecer na presença dele sem estarmos transformados, e essa transformação ocorrerá no arrebatamento da igreja (1 Coríntios 15.51-52) onde os mortos sairão do paraíso, terão seus corpos transformados e aí sim subirá com Cristo ao Céu de glória na presença do Senhor (Salmos 24.4-3). Amém?

Na Paz de Cristo a Todos

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. É muito interessante. Mas onde seria este Paraíso, e porque "seio de Abraão"?

    ResponderExcluir
  2. Jesus foi sim ao paraíso mas por três dias . E depois ressuscitou e subil ao céu. Por isso todos q morrem vão ao paraiso, e ficamos até a ressurreição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?