O JOVEM E A PRUDÊNCIA



Prudência significa ter uma virtude que nos ajuda a manter a calma mediante as muitas situações da vida. Sempre refletindo em tudo e sobre todas as coisas que fazemos; nossas palavras e maneira de agir, ou de lhe dar com as outras pessoas e até mesmo com os princípios de algo que você segue, reflete a nossa virtude e o nosso caráter.

É sempre muito bom termos cuidados minuciosos com a nossa maneira de ser, e como autênticos cristãos, visando sempre agradar a Deus. Ser prudente é ser prevenido mediante qualquer circunstância de influencia que não seja do agrado de Deus, isso envolve e desenvolve dentro de nós um dom de discernimento para termos atitudes sábias e evitar muitos constrangimentos e armadilhas que o inimigo de nossas almas impõe nas nossas vidas para nos tirar a paz, nos envergonhar e nos afastar do caminhos de Jesus.

Prudência, isso parece coisa pra adultos e velhos; se enganam os que pensam assim. Nunca deixe de lado esta virtude para impressionar os outros, fazendo coisas fora do comum; no mundo há tantos jovens já fazendo coisas anormais e fora dos princípios da vida social só para chamar a atenção e impressionar, sem pelo menos ganhar algo edificante para sua vida e perdendo valores éticos e morais construtivos para um futuro digno diante da sociedade e diante de Deus.

Jovens colocam piercing, fazem tatuagens, pintam os cabelos de cores esquisitas, inventam gírias, falam palavrões demasiadamente o tempo todo, usam roupas estranhas e tudo que fazem vai contra os princípios básico de uma vida digna; isso se chama falta de prudência. As coisas incomum hoje em dia está cada vez mais comum. A falta de prudência traz graves conseqüências em termos das circunstâncias da vida; os grandes erros que cometemos é por falta de pensar antes de agir; é necessário que tenhamos controle sobre nossas ações para não prejudicarmos a nós mesmo e também os outros, por que a falta de prudência, um caráter fútil, é bastante ofensivo.

Jovens cristãos verdadeiros, fuja de toda e qualquer aparência do mal, isso é senso de sabedoria, sejamos sábios ( Pv 14.16). Ser prudente não é ser 100% perfeitos, prudentes podem sim errar, mas o verdadeiro prudente procura sempre pedir perdão, sempre procurar não cometer mais erros, evitar os erros, calcular tudo o que faz. Lendo o livro de Provérbios, livro constituído pelo homem mais sábio da Bíblia, que é Salomão, podemos ver um índice apropriado de características de como ser prudente: Uma pessoa prudente tem muito cuidado com o que anda falando por aí e não anda usando suas palavras para maldades (Pv 4.24); um prudentes age pela verdade (Pv 13.16); o prudente não se intromete em questões alheias (Pv 20.3); o prudente sabe guardar segredos e não sai falando por aí tudo o que vê (Pv 25.8)... Enfim, uma série de afinidades e características a serem aprendidas. Só perde quem não lê a Bíblia.

Podemos ver vários exemplos de jovens prudentes na Bíblia, que foram bastante abençoados por Deus por ter um caráter aprovado por Deus; quem mais me chama a atenção na Bíblia por ser prudente nas coisas de Deus e no mundo em que vivia, que era pagão, é Daniel, que desde jovem aprendeu boas maneiras no palácio do rei Nabucodonosor e foi muito prudente e agradável aos olhos da sociedade pagã da Babilônia e diante de Deus que sempre foi com ele e com seus amigos; além dele podemos ver também a história de José do Egito que por ser prudente alcançou o mais alto nível do reinado de todo o mundo; Ester também nos mostra como conseguiu comover o coração do Rei Assuero com seu caráter firme de uma grande serva de Deus. No mundo secular também se preza muito a prudência entre as mais famosas autoridades da Europa e da America do norte, e isso é ensinado no nas escolas cuja matéria é a Etiqueta, onde se aprende os bons modos e costumes para ser uma pessoa prudente. Já em termos espirituais e cristãos, a prudência pode ser aperfeiçoada por meio do Espírito Santo em nossas vidas. O Espírito Santo nos ajuda (incluo também a leitura da Bíblia, da Palavra de Deus) a formar em nós um caráter cheio de qualidades e de maneiras que edifiquem mais e mais a nossa maneira de viver, a do próximo e agradando, é claro, ao nosso criador, o Deus Poderoso e Deus zeloso.

Que possamos sempre pensar antes de agir, falar, porque o nosso caráter são uma espécie de outdoors de nossa pessoa plena.

Que o Espírito Santo nos molde cada vez mais para nos tornarmos uma pessoa prudente em conformidade com a santificação (Rm 8.5-11).

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Gostei muito do comentário, muito edificante pra nós que servimos um Deus tão grande e de grandes exemplos, bom seria se os nossos jovens e até mesmo nós com mais experiências de vida colocássemos em pratica tudo quanto temos aprendido com esse comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MASTURBAÇÃO FEMININA

POR QUE NÓS CRISTÃOS DEVEMOS SER DIFERENTES?

COMO ASSIM OS TÍMIDOS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS?