O JOVEM E A PRUDÊNCIA



Prudência significa ter uma virtude que nos ajuda a manter a calma mediante as muitas situações da vida. Sempre refletindo em tudo e sobre todas as coisas que fazemos; nossas palavras e maneira de agir, ou de lhe dar com as outras pessoas e até mesmo com os princípios de algo que você segue, reflete a nossa virtude e o nosso caráter.

É sempre muito bom termos cuidados minuciosos com a nossa maneira de ser, e como autênticos cristãos, visando sempre agradar a Deus. Ser prudente é ser prevenido mediante qualquer circunstância de influencia que não seja do agrado de Deus, isso envolve e desenvolve dentro de nós um dom de discernimento para termos atitudes sábias e evitar muitos constrangimentos e armadilhas que o inimigo de nossas almas impõe nas nossas vidas para nos tirar a paz, nos envergonhar e nos afastar do caminhos de Jesus.

Prudência, isso parece coisa pra adultos e velhos; se enganam os que pensam assim. Nunca deixe de lado esta virtude para impressionar os outros, fazendo coisas fora do comum; no mundo há tantos jovens já fazendo coisas anormais e fora dos princípios da vida social só para chamar a atenção e impressionar, sem pelo menos ganhar algo edificante para sua vida e perdendo valores éticos e morais construtivos para um futuro digno diante da sociedade e diante de Deus.

Jovens colocam piercing, fazem tatuagens, pintam os cabelos de cores esquisitas, inventam gírias, falam palavrões demasiadamente o tempo todo, usam roupas estranhas e tudo que fazem vai contra os princípios básico de uma vida digna; isso se chama falta de prudência. As coisas incomum hoje em dia está cada vez mais comum. A falta de prudência traz graves conseqüências em termos das circunstâncias da vida; os grandes erros que cometemos é por falta de pensar antes de agir; é necessário que tenhamos controle sobre nossas ações para não prejudicarmos a nós mesmo e também os outros, por que a falta de prudência, um caráter fútil, é bastante ofensivo.

Jovens cristãos verdadeiros, fuja de toda e qualquer aparência do mal, isso é senso de sabedoria, sejamos sábios ( Pv 14.16). Ser prudente não é ser 100% perfeitos, prudentes podem sim errar, mas o verdadeiro prudente procura sempre pedir perdão, sempre procurar não cometer mais erros, evitar os erros, calcular tudo o que faz. Lendo o livro de Provérbios, livro constituído pelo homem mais sábio da Bíblia, que é Salomão, podemos ver um índice apropriado de características de como ser prudente: Uma pessoa prudente tem muito cuidado com o que anda falando por aí e não anda usando suas palavras para maldades (Pv 4.24); um prudentes age pela verdade (Pv 13.16); o prudente não se intromete em questões alheias (Pv 20.3); o prudente sabe guardar segredos e não sai falando por aí tudo o que vê (Pv 25.8)... Enfim, uma série de afinidades e características a serem aprendidas. Só perde quem não lê a Bíblia.

Podemos ver vários exemplos de jovens prudentes na Bíblia, que foram bastante abençoados por Deus por ter um caráter aprovado por Deus; quem mais me chama a atenção na Bíblia por ser prudente nas coisas de Deus e no mundo em que vivia, que era pagão, é Daniel, que desde jovem aprendeu boas maneiras no palácio do rei Nabucodonosor e foi muito prudente e agradável aos olhos da sociedade pagã da Babilônia e diante de Deus que sempre foi com ele e com seus amigos; além dele podemos ver também a história de José do Egito que por ser prudente alcançou o mais alto nível do reinado de todo o mundo; Ester também nos mostra como conseguiu comover o coração do Rei Assuero com seu caráter firme de uma grande serva de Deus. No mundo secular também se preza muito a prudência entre as mais famosas autoridades da Europa e da America do norte, e isso é ensinado no nas escolas cuja matéria é a Etiqueta, onde se aprende os bons modos e costumes para ser uma pessoa prudente. Já em termos espirituais e cristãos, a prudência pode ser aperfeiçoada por meio do Espírito Santo em nossas vidas. O Espírito Santo nos ajuda (incluo também a leitura da Bíblia, da Palavra de Deus) a formar em nós um caráter cheio de qualidades e de maneiras que edifiquem mais e mais a nossa maneira de viver, a do próximo e agradando, é claro, ao nosso criador, o Deus Poderoso e Deus zeloso.

Que possamos sempre pensar antes de agir, falar, porque o nosso caráter são uma espécie de outdoors de nossa pessoa plena.

Que o Espírito Santo nos molde cada vez mais para nos tornarmos uma pessoa prudente em conformidade com a santificação (Rm 8.5-11).

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Gostei muito do comentário, muito edificante pra nós que servimos um Deus tão grande e de grandes exemplos, bom seria se os nossos jovens e até mesmo nós com mais experiências de vida colocássemos em pratica tudo quanto temos aprendido com esse comentário.

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor seja louvado, e a ti irmão que Deus continue te abençoando, sou servo de Cristo e aprendi muito sobre a prudência.

    ResponderExcluir
  3. Amei o estudo fiquei com um gostinho de quero mais💖🙏📖

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?