NAMORO ENTRE PESSOAS DE DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS DIFERENTES. DAR CERTO?


Eu falei no artigo anterior sobre namoro entre cristãos e não cristãos. Agora quero falar sobre mais uma dúvida óbvia de jovens cristãos a respeito de namoro, mas dessa vez quero ressaltar sobre namoro Inter-religioso (posso usar essa palavra?), melhor dizendo, namoro entre pessoas de denominações religiosas diferentes.

Um jovem assembleiano pode namorar uma jovem adventista do sétimo dia? Uma testemunha de Jeová pode namorar um batista? Na questão dos TJs, que ao meu ver é uma denominação bem organizada em seus quesitos próprios, não permitem que seus membros se misturem em relacionamentos conjugais com pessoas de outras denominações; só podem ter relacionamentos com pessoas da mesma organização. Então a ideia de um evangélico namorar com uma TJ não cola, a não ser que ambos estejam violando as leis religiosas, que é pecado e seguindo a vontade da carne sem dar importância aos seguimentos de preceitos morais de ambas denominações.

Um assembléiano namorar com uma adventista do sétimo dia não cola, é jugo desigual. Os assembleianos, como muitos outros evangélicos, são livres e vive na graça, sem se prender a preceitos de leis que aprisionam muitos que se dizem cristãos, no caso dos adventisas sabatistas que se prenderam a alguns versos do Antigo Testamento e das leis antigas, e estão lá preso até hoje. Não dar pra um assembleiano e uma adventista namorar, porque namorar com grades no meio não dar.

Aliás Um assembleiano crê que exista um inferno, de consciência após a morte, da destruição (Mt 5.17) de preceitos antiquados (como a guarda do sábado) e muitas outras diferenças doutrinárias que fazem uma grande separação de ideais, formando um grande abismo entre um e outro. Também não dar certo um adventista do 7° dia namorar uma garota espírita, pois a que é da denominação espírita crê em reencarnação e essa coisas que todo mundo sabe; já os adventistas não concordam com isso e seguem a bíblia no mais absurdo literal, ultrapassando os limites adequados para uma excelente vida cristã.

O que tudo isso tem a ver? Tem muito a ver. Muitos jovens cristão tem uma maneira errônea de entender o que seja namoro. Muitos são capazes de suspender, colocar em segundo plano os preceitos religiosos ou até mesmo bíblicos para satisfazer os desejos e a vontades da carne, simplesmente por uma paixão até; Colocar o namoro acima de Deus. Namoro é início do conhecimento para se chegar ao noivado e em fim o casamento. No namoro é onde você vai descobrir os gostos, como que seu namorado é, de que perfume ele gosta, que estilo de vida ele leva, como é o temperamento dele... Em fim é um procedimento de observância e análise de ambos para determinada conclusões de uma vida conjugal. É no namoro que você vai decidir se é ou não é o que você quer para o resto da vida.

No namoro é onde você pode desistir, de você tomar muito cuidado com suas escolhas, para que não veja acontecer de você se arrepender mais tarde, ou seja, separação simplesmente por enjoar cara da esposa, que é o que vem acontecendo muito nos dias de hoje, que até virou moda o divórcio.

Não tem como, de forma nenhuma, um cristão autêntico consumar um casamento com uma pessoa de denominação diferentes. Isso falo para pessoas que realmente querem seguir uma vida corretamente mediante a palavra de Deus, na qual o Espírito Santo domina a vida.

Os assembleiano pentecostais que são do fogo, que falam em línguas estranhas e tudo mais, não batem com os adventistas sabatistas que acham que pentecostalismo é uma mera manifestação demoníaca. Aí como é que um assembleiano pentecostal vai namorar uma adventista do sétimo dia, sendo que ela achará o namorado um endemoninhado? Então não dará certo, poque pode haver uma discussão, um debatendo com o outro, e convicções serão exaltadas. E Jesus não gosta de debates, é tão tal que o apostolo Paulo diz: "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente." (Rm 14.5). Ou então a melhor solução não é se envolver, ou então um ceder aos preceitos que o outro segue.

Então seguindo este exemplo podemos concluir que ambos, Assembleianos e adventistas sabatistas se consideram cristãos autênticos, usam a mesma tradução da Palavra de Deus, mas têm interpretações e ideias diferentes, sendo assim já se torna jugo desigual (2 Co 6.14) condenado pela Bíblia que ambos usam e seguem como uma bússola em que levara a vida eterna.

Que todos tenham entendido.

Na Paz de Cristo a Todos

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. Realmente... Assim como é díficil namoro entre não cristãos, namoro entre cristãos com denominações diferentes como, adventistas sabatistas e assembleianos, creio que fica no mesmo âmbito. Não dá. Agora batistas e metodistas... Creio que são parecidos. Talvez de certo! Não Sei. Mas TJ e Adenvistas, são fortes em seus conceitos doutrinários errados. Com certeza, esses só ficam entre eles mesmos... Rsrs. Otimo artigo.

    Paz.

    LAIS-PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem tropeça num mandamento,não adianta seguir os outros,errado mesmo é quem não estuda a fundo as doutrinas de outras igrejas e se dizem certos.
      sou Adventista, e sempre dizemos que fazemos tudo o que quisermos,somos livres não é ?
      mas,entra a questão de consciência e carater para fazer o que é certo !
      leia a Biblia!!!

      Excluir
  2. Pri Jovem cristã assembleiana2 de agosto de 2011 às 13:51

    Olá!
    Pessoal não vou descordar e nem concordar com esse artigo, pois sou assembleiana e namoro um TJ.
    Temos as mesmas ideias em algumas coisas.. e as diferenças só nos fazem refletir cada vez mais sobre a palavra de Deus.

    bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te prepare, não vai ser nada fácil no casamento, sou da assembleia e ele TJ
      Alguém vai sofre com as diferenças da religião

      Excluir
  3. Jovens assembléanos podem namorar jovens presbiterianos?

    ResponderExcluir
  4. gente é julgo desigual e pronto,DEUS só responde de duas formas : SIM ou não,nã tem mas nem menos,se vc quer ser um cristão de verdade seja,poisse DEUS está te dizendo que vc vai ter problemas com o julgo desigual é porque vai e pronto,já vive com um adventista eU sou adventista,mas ele se desviou e nesse meio termo afirmo que não tem inferno pior que morar juntos a luz e as trevas,ou seja,um qur fazer a vontade de DEUS e outro que quer sempre fazer a vontade da carne ,nisto há comunhão??nenuma!!só sofrimento!!abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, a paz! Referente ao namoro de um cristão autêntico (equívoco achar que só são os da AD's)com membros de religiões pseudo-crstãs não tem fundamento bíblico! Porém é irresponsabilidade ensinar que um Batista não possa namorar um Assembleiano ou Presbiteriano e vice versa. Não encontramos apoio bíblico e teológico para isso. O texto bíblico que afirma que veremos diferença entre justos e injustos não se aplica a duas pessoas (independente da denominação)que nasceram de novo e vivem uma vida piedosa em Cristo Jesus. Algumas Assembléias de Deus continuam colocando esses ensinos extra biblicos na cabeça dos indivíduos. Vale salientar que ensinadores e escritores assembleianos não concordam com essa postura de alguns seguimentos da denominação. Devemos voltar para o SOLA SCRIPTURA ensinado por Lutero e que Deus afaste de nossos corações esse pecado denominado de denominacionalismo o qual faz parte da idolatria! Engana-se quem acha que encontrará um parceiro que pensa 100% como ele. Até assembleianos tem visões diferentes dentro da própria denominação, se assim nã fosse não existiria essa guerra travada pelo controle da presidencia da denominação! Agora referente aos TJ's, não precisa nem comentar, isso fere os principios bíblicos, os TJ's é pseudocristã.

    Diego Conceição

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que vcs nunca viram na bíblia que um marido santo santifica a esposa e vice-versa. A bíblia recomenda que não haja ligações assim, mas se já estão juntos e se amam, a bíblia recomenda nunca separar-se. No meu caso, eu sou de uma religião (q não importa declarar) e minha namorada, de outra, sendo as duas evangélicas bastante diferentes

    ResponderExcluir
  7. Acho que se existe amor DE VERDADE não interessa de qual religião você é,é errado mostrar isso,não é religião nenhuma que vai fazer uma pessoa deixar de amar a outra.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei bem o que é isso.
    Eu, que sou espirita e uma garota que é batista gostávamos muito um do outro, e caminhávamos para um namoro, mas quando ela soube que eu sou espirita, tudo se foi.
    Um preconceito infeliz. Ou esqueceram ou não querem lembrar da parábola do bom samaritano, preferem se esforçar por serem zeladores de moisés, a serem irmãos em Cristo Jesus, que nunca separou nem segregou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No namoro pode até funcionar, mas num casamento não rola

      Excluir
  9. primeiro Adorei o artigo muito bom. mesmo quem achar alguma palavra na biblia ao contraio posta aqui ficarei atento para tb responder.
    Pronto lá para Breno. "Eu acho que vcs nunca viram na bíblia que um marido santo santifica " Breno na Paz, se vc achar um marido ou esposa santa me avisa tou querendo ver um com meus olhos, até hoje só veio um a terra e mataram ele. Questão de interpretação, nem todos que estão na igreja é santo, tem tanta gente do lado de fora dela considerado mais santo de quem esta dentro. voltando aqui questão de interpretação na palavra santo.
    Pronto lá para: Anônimo says: 12 de setembro de 2011 10:43
    "gente é julgo desigual e pronto,DEUS" Na paz irmão, o juldo desingual pelo menos na palavra que achei não si cabe a casais gente, o homem vai encontrar uma mulher e nela si formar uma só carne. desingual é o que estão fazendo aprovando casamentos do mesmo sexo gente. opnião propria e fundamento biblico. Obg pelo espaço gente!!! Email: leandrokessio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sou adventista do sétimo dia, e estou muito afim de um garto que é da assembleia de Deus. Eu sou nascida e criada dentro da assembleia, depois de grande que eu fui para adventista. Eu to tipo, quero me renegar, sei que o julgo desigual irá existir! Melhor, ele já existe. Nós ainda não temos nada e pelo o visto nem iremos ter, mas estamos conversando . E sabe é uma conversa saudável , realmente me faz bem. Ele me faz bem! Mas eu penso no futuro, sei que o amanhã não nos pertence, porém o futuro é feito de agoras. Qualquer escolha que você fizer hoje, irá refletir amanhã. Se desse sentimento bacana que existe entre eu e ele nacer um namoro? Um casamento? Como será dentro de nossa casa? 😢 eu não como carne de porco, já ele é amante de carne de porco rsrsrs... Eu não tenho nada contra! E se nesse suposto casamento nasce um bebê? Ele ira ser apresentado aonde na minha ou na igreja dele? Nosso filho irá na escola sabatina ou na escola dominical ? Eu penso em tudo isso. As vezes eu fico assim, a o amor sobrevive a tudo, mas ao mesmo fico pensando que isso não condiz com o que esta escrito em 2 Coríntios 6:14. Cara eu ja chorei tanto! Eu gosto realmente desse rapaz! Não me importo dele ser da Assembleia. NÃO ME IMPORTO! Mas infelizmente nem tudo é como a gente quer. Qnd Paulo escreveu isso, ele só estava alertando que ficar com alguém que não crer nas mesma coisas é algo muito dificil. Sei que Paulo um ser usado por Deus, sei que ele não escreveu aquilo querendo corta o nosso barato. Ele só está nos alertando, podemos continuar? Sim podemos, Deus deu o llivre arbítrio, mas teremos consequências a pagar. Diferanças exacerbadas a conciliar . Sei que o certo a se fzr é colocar um ponto final, mas isso é muito doloroso 💔. Ele é um homem excelente! Um menino de Deus, um rapaz que me respeita, uma pessoa maravilhosa. Mas eu sei que temos que colocar um ponto final.

    ResponderExcluir
  11. É uma questão muito difícil, pois se trata mais da batalhas entre denominações de igrejas do que o próprio casamento... eu queria que mostrassem na bíblia, sabe é muito fácil dizer que é pecado, mas seguimos a bíblia e não à opinião das pessoas... então se não há na bíblia o porquê seria pecado??? Julgo desigual??? um adventista carrega uma cruz mais pesada que um assembleiano??? Ou vice versa???

    Como Deus vê isso??? O cristianismo dividido entre diversas denominações um lutando contra o outro pra ver quem é mais santo...
    E o cristianismo separando uma relação entre pessoas que O Adoram...

    Uma coisa é certa Paulo realmente disse: à uns que de tudo comem... e outras *mais fracos comem apenas legumes...* os que de tudo comem não julguem os que não comem... *e os mais fracos que apenas comem legumes não julguem o outro pelo que come*...

    Hora... que s seria com um filho??? Como assim moça??? Vcs não se gostam??? Converse com ele... se ele realmente ti ama, vcs vão entrar em um consenso, se ele for apresentado na adventista ótimo é uma igreja que adora à Deus, se for na assembleia é diferente??? Acha que Deus vai se irar porquê vcs decidiram se foi na assembleia ou na adventista?
    E na sabatina??? Ora não custa ele ir de vês em quando ele só vai ouvir a palavra de Deus... e também não custa vc uma vez na vida ir com ele na escola dominical vc também só vai ouvir a palavra de Deus não estará guardando o domingo assembleia não guarda domingo só escolheu este dia pra celebrar os cultos ao Senhor... enfim quando se ama se entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo outro problema na relação do adventista com evangélicos que vocês jovens não estão vendo.. Hellen White . Se fosse só doutrina ok.. mas assim como os espíritas ( que eu amo) tem Alan kardec , os adventistas tb tem a profeta H. White que interpreta o Evangelio e coloca algumas questões que eu como cristã não encontro na Bíblia..
      Gente… Nosso Deus é um só, não se percam em interpretações diversas.. leiam a Bíblia com atenção, amém uns aos outros e vamos ser felizes em uma verdade que é única para todos … o sacrifício de Jesus foi por nós .. por todos nós que o aceitamos como nosso senhor .. vamos alegrar o coração do Pai e vamos viver dentro do amor daquele que tanto nos ama.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Preceitos muito parciais para um blog que tem por fim “tirar dúvidas” sobre namoro cristão.

    Leia um pouco mais a Bíblia e busque entender que o que vc chama de “preceitos antiquados” se coaduna diretamente ao que é a essência da Bíblia: a imutabilidade. Ex 20:8; Gn 2:3 e varias outras passagens demonstram que o que vc chama de “viver na graça” não quer dizer ignorar a Palavra de Deus, taxá-la de antiquada e adequá-la a puras vontades humanas. A Palavra é o que é. A Bíblia é clara quanto à guarda do sábado. Não é pq Cristo morreu por nós e nos presenteou com sua maravilhosa graça que anularemos a lei (ou parte dela) , afinal Romanos 3:31 deve lhes trazer uma desconcertante reflexão. Sugiro ler a Bíblia comparando-a entre Novo e Antigo Testamento, tendo ciência de que um não anula o outro. E acima de tudo ter a ciência de que “viver na graça” NUNCA SIGNIFICOU taxar mandamentos da lei de Deus como antiquados ou ultrapassados.
    À época de Jesus, existiam as leis: sacerdotais, civis e morais. Sacerdotais: cordeiro em sacrificio pelo Messias que havia de vir; Civis: leis comuns de regulação de conduta; Morais: o decálogo (ou dez mandamentos). Quando Cristo morreu na cruz do calvário por cada um de nós, a LEI ABOLIDA FOI A LEI SACERDOTAL, pois o cordeiro que outrora era sacrificado já veio e morreu por nós. No entanto, seguem até hoje as leis civis, por parte humana, e da parte de Deus, por intermedio de Moisés, as leis morais, ou seja, os dez mandamentos.

    Espero que você possa aprender com isso, estudar com mais afinco a Palavra e tão somente ela. Ore a Deus antes de fazê-lo. E, após isso, pare de postar bobagens de alguém cegamente doutrinário e que rejeita partes da Palavra do Senhor por pura conveniência.

    Um abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  14. No meu caso eu gosto de um meninos...e ele é adventista e eu evangélica.
    A esposa do pastor me aconselhou a ter cuidado com as divergências entre religião, mas nós nunca tentamos impor a religião de um ao outro, talvez por causa distância não sentimos isso pesar, mas quem sabe se namorasse com ele e estivesse ao lado dele fosse pesar um pouco..mas como nós nos respeitamos bastante e ambos querem viver segundo os mandamentos de Deus, se algum problema surgir quem sabe dialogando podemos nos resolver.

    ResponderExcluir
  15. Olá 👋 sou assembleiana e ele é da Batista.
    Pode haver um relacionamento entres os dois?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?